A Sela do Seu Cavalo Não está Adequada – Quais os Sinais?

A Sela do Seu Cavalo Não está Adequada – Quais os Sinais?

Por Paige Cerulli

Originalmente publicado – 04 de novembro de 2015 – Ihearthorses.com

Nota da Editora:

Já publiquei alguns textos sobre selas e como adequá-las aos cavalos. Todos eles foram muito populares em termos de leitura e compartilhamento, sinalizando que isso é sempre um desafio diante de características tão individuais em relação ao cavalo, e por outro lado, tantas ofertas de tipos e padrões de selas.

Entenda a sua sela

Selas – Que tipos?

Ajuste a Sua Sela em Três Passos

Qual o Tamanho da Sua Sela?

Acrescenta mais dificuldade a essa tarefa, de encontrar a sela adequada para cada um de nossos cavalos, o fato de que, na maioria das vezes, não termos a possibilidade de levar a sela que pretendemos comprar para casa para testar em nosso cavalo, antes de efetivar a compra definitiva. Isso ocorre muito raramente! Portanto, dicas de como encontrar a medida certa do tamanho da sela e outras informações sobre elas, são de grande valia, principalmente, para os grandes amantes, e muitas vezes amadores, de cavalos e cavalgadas espalhados pelo país. Esse texto que segue, diferente dos outros, fala sobre os sinais, que você pode identificar facilmente, que a sela não está muito adequada ao seu cavalo. Acredito que será muito útil na permanente busca do Bem-Estar animal. 

Uma sela que não é adequada pode causar ao seu cavalo desconforto, e se não percebido o que está ocorrendo, isso pode causar problemas na traseira dele.

 A adequação da sela ao cavalo é uma coisa que se deve estar atento todo o tempo e muitas vezes é necessária experiência para perceber os sinais que podem significar que alguma coisa não vai bem nesse sentido.

 Aqui, 6 sinais facilmente identificáveis de que a sela do seu cavalo não está bem ajustada:

 – Desconforto na hora de selar.

Se seu cavalo fica impaciente e aborrecido enquanto ele está sendo selado, isso pode não ser uma questão de treinamento. O comportamento do seu cavalo pode estar indicando que sua sela é desconfortável. Antes de disciplinar o seu cavalo por estar arqueando as costas, pateando, ou tentando morder enquanto você está selando-o, demore alguns minutos para examinar o ajuste da sela. Se o dorso de seu cavalo está ferido ou machucado, isso também poderia explicar o seu desconforto.

– Sensibilidade no dorso.

Antes de selar, tome alguns minutos para correr com a mão firmemente sobre o dorso do seu cavalo. Comece imediatamente atrás do ombro e progrida ao longo da área da sela até a última costela. Observe cuidadosamente se o seu cavalo reage a pressão – Se isso ocorrer, ele pode estar machucado, e a sela pode ser a causa.

– Coice durante a cavalgada

Coice pode ser um problema durante a “escolarização” de qualquer cavalo, mas, pode ser também a forma do seu cavalo te dizer que está com dor durante a cavalgada. A sela que não está bem ajustada pode colocar pressão em alguns pontos no dorso do seu cavalo que causa intenso desconforto.

– Empacar durante cavalgada

Se o seu cavalo está relutante em seguir em frente durante uma cavalgada, ou se não se movimenta livremente adiante, sua sela pode ser o problema. Uma sela mal ajustada pode causar dor e desconforto, e alguns cavalos pode ficar relutantes em seguir em frente quando não podem se movimentar sem dor.

– Excesso de movimento da sela.

Com a sela no lugar e ajustada, sem montar, coloque o seu cavalo para trotar livremente no piquete por alguns minutos. Observe excessos de movimentos da sela sobre o cavalo, enquanto ele faz isso. Se a sela muda de posição para um lado e para o outro, para frente e para trás, ou para cima e para baixo, de forma excessiva, isso pode significar que a sela não está ajustada ao seu cavalo.

– Pelos brancos na área da sela

Em casos extremos, a sela pode causar dano ao dorso do seu cavalo. Geralmente, leva um tempo, mas a sela inadequada realmente machuca o dorso do cavalo. Se o seu cavalo tem uma cor mais escura, um sinal de que a sela o está machucando continuamente é o aparecimento de pelo branco na área onde a sela está machucando. Se você notar isso, tome medidas para ajustar a sua sela o quanto antes.

Anterior Viajar a Cavalo - Lançamento! Parceria Internacional
Próximo Cavalos Marchadores em Viagens pelo Mundo

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

História, Arte & Literatura Leia e comente!

O Alvorecer do Purunã – O Ciclo Tropeiro

Diários de um imortal em viagens pela história
Carlos Roberto Solera, historiador apaixonado, pesquisador sobre História Geral e Tropeirismo, é um entusiasta na preservação da memória da formação do povo brasileiro.

Raças de Cavalos Leia e comente!

Friesian – A Raça na África do Sul

Encontrei um exemplar dessa raça em uma recente viagem a cavalo na África do Sul. Fazia parte da tropa, juntamente com outros animais cruzados.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Comida de Viajar a Cavalo – Feijão Tropeiro

Depois de cavalgar seguidamente por umas 3 horas, logo na minha primeira manhã do primeiro dia de minha viagem a cavalo, parei para almoçar no pouso da Fazenda Ventura. E lá me esperava uma “matula” vinda da Fazenda Roseta. Dentro dela? Um perfumado Feijão Tropeiro

2 Comentários

  1. Gaby Firmo
    julho 31, 23:01 Reply
    Minha sela que sempre usei em outros cavalos tem virado bastante, mesmo estando firme, mas na hora de montar ela da uma girada mesmo que monte rápido, num pulo só. O que pode ser? Não está adequada para o tamanho da cernelha do cavalo?

Deixe um comentário