Outros Benefícios da Equoterapia

Por AEV*

 

A Equoterapia é um método terapêutico, holístico e científico que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, montado ou não, dentro de uma abordagem interdisciplinar, cujo objetivo é buscar o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Ela habilita, reabilita, previne e educa o praticante de forma global. É uma alternativa terapêutica baseada na interação homem/cavalo, utilizada para a reabilitação física, psíquica e social de crianças, adolescentes e adultos.

Trata-se de um dos raros métodos, para não dizer o único, que alia simultaneamente o gesto e o movimento.

A nossa associação (AEV – Associação de Equoterapia Vassoural) emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos desde 2003, sendo este um “instrumento vivo e treinado” especialmente para tal atividade, sobre o qual o praticante exercita movimentos toleráveis com a presença obrigatória de terapeutas qualificados.

O cavalo exige do praticante a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, concentração e aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio. Ele é o único animal que tem no andamento passo, o movimento semelhante ao caminhar humano, chegando a 95% essa semelhança e, apesar de seu grande porte é dócil, sensível e de olhar expressivo, sendo capaz de trocar afeto com o praticante.

equoterapia

Foto: EAV

É importante desmistificar a Equoterapia como um tratamento destinado apenas as deficiências físicas e intelectuais, os efeitos dessa interação homem-cavalo promovem a saúde física através de três mecanismos básicos: diminuindo a solidão, a depressão, a ansiedade e aumentando o estímulo para a prática de exercícios, isso porque estudos comprovam que o andar a cavalo promove massageamento das glândulas supra renais o que produz um efeito regulador de substâncias como dopamina (que influencia a atividade motora, a capacidade de concentrar a atenção e o humor em termos de inspiração, intuição de possibilidade, alegria e entusiasmo), serotonina (que regula o humor, a atenção e tem efeitos calmantes, reduzindo a irritabilidade, promovendo a saciedade e modulando o ciclo de sono/vigília), adrenalina e noradrenalina (que são substancias químicas da ativação, excitação, do alerta e do alarme), endorfinas (que são substâncias levantadoras do ânimo que dão suporte as saciedades e modulam a dor), ocitocina (hormônio relacionado aos sentimentos de atração e de tomar conta) e cortisol (substância que tem sido relacionado a sintomas e doenças associadas ao estresse, inclusive estados de imunidade suprimida e perturbações do sono). Esses benefícios ampliam o leque de atendimentos da Equoterapia.

equoterapia

Foto: AEV

Essa terapia foge daquele ambiente fechado, entre quatro paredes das clínicas e consultórios. Ela é realizada ao ar livre e, além de promover o desenvolvimento físico e emocional, proporciona independência e responsabilidade, melhorando a qualidade de vida dos praticantes e, consequentemente de seus familiares.

“A Equoterapia contribui diariamente para grandes conquistas: um sorriso possível, um passo a mais ou uma nova palavra”.


viajaracavaloLogo novo AEV (1)

CNPJ n. 12.819.386/0001-47

Rodovia Maurílio Biagi, Km 5.5 Tel/Fax 16 3953.1929

Caixa Postal 57 CEP 14180-000 Pontal/S.P

[email protected]

 

Anterior Pacotes de Viagem a Cavalo - Destinos Nacionais
Próximo Cabrestos de Cavalo

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Histórias e Tradições Leia e comente!

Guaicurús – Os Índios Cavaleiros da América do Sul

Guaicurús – Os índios cavaleiros e guerreiros da América do Sul. Responsáveis pela preservação do Pantanal como território brasileiro.

Andamento?

O que quer dizer – andamento?
– O que faz o cavalo ser macio e confortável?
– Quais as raças de cavalo que têm essa marcha confortável?
– Existe uma marcha ideal?

Causos & Cavalgadas 1 Comentário

Embarcando Cavalos

Métodos que conheço de embarque racional ou embarque sem trauma em carrocinhas de engates.
Os métodos servem para cavalos que nunca entraram em trailer, com problemas de embarques ou cavalos não domados. As técnicas enumeradas foram testadas por mim.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!