Outros Benefícios da Equoterapia

Por AEV*

 

A Equoterapia é um método terapêutico, holístico e científico que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, montado ou não, dentro de uma abordagem interdisciplinar, cujo objetivo é buscar o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Ela habilita, reabilita, previne e educa o praticante de forma global. É uma alternativa terapêutica baseada na interação homem/cavalo, utilizada para a reabilitação física, psíquica e social de crianças, adolescentes e adultos.

Trata-se de um dos raros métodos, para não dizer o único, que alia simultaneamente o gesto e o movimento.

A nossa associação (AEV – Associação de Equoterapia Vassoural) emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos desde 2003, sendo este um “instrumento vivo e treinado” especialmente para tal atividade, sobre o qual o praticante exercita movimentos toleráveis com a presença obrigatória de terapeutas qualificados.

O cavalo exige do praticante a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, concentração e aperfeiçoamento da coordenação e do equilíbrio. Ele é o único animal que tem no andamento passo, o movimento semelhante ao caminhar humano, chegando a 95% essa semelhança e, apesar de seu grande porte é dócil, sensível e de olhar expressivo, sendo capaz de trocar afeto com o praticante.

equoterapia

Foto: EAV

É importante desmistificar a Equoterapia como um tratamento destinado apenas as deficiências físicas e intelectuais, os efeitos dessa interação homem-cavalo promovem a saúde física através de três mecanismos básicos: diminuindo a solidão, a depressão, a ansiedade e aumentando o estímulo para a prática de exercícios, isso porque estudos comprovam que o andar a cavalo promove massageamento das glândulas supra renais o que produz um efeito regulador de substâncias como dopamina (que influencia a atividade motora, a capacidade de concentrar a atenção e o humor em termos de inspiração, intuição de possibilidade, alegria e entusiasmo), serotonina (que regula o humor, a atenção e tem efeitos calmantes, reduzindo a irritabilidade, promovendo a saciedade e modulando o ciclo de sono/vigília), adrenalina e noradrenalina (que são substancias químicas da ativação, excitação, do alerta e do alarme), endorfinas (que são substâncias levantadoras do ânimo que dão suporte as saciedades e modulam a dor), ocitocina (hormônio relacionado aos sentimentos de atração e de tomar conta) e cortisol (substância que tem sido relacionado a sintomas e doenças associadas ao estresse, inclusive estados de imunidade suprimida e perturbações do sono). Esses benefícios ampliam o leque de atendimentos da Equoterapia.

equoterapia

Foto: AEV

Essa terapia foge daquele ambiente fechado, entre quatro paredes das clínicas e consultórios. Ela é realizada ao ar livre e, além de promover o desenvolvimento físico e emocional, proporciona independência e responsabilidade, melhorando a qualidade de vida dos praticantes e, consequentemente de seus familiares.

“A Equoterapia contribui diariamente para grandes conquistas: um sorriso possível, um passo a mais ou uma nova palavra”.


viajaracavaloLogo novo AEV (1)

CNPJ n. 12.819.386/0001-47

Rodovia Maurílio Biagi, Km 5.5 Tel/Fax 16 3953.1929

Caixa Postal 57 CEP 14180-000 Pontal/S.P

[email protected]

 

Anterior Pacotes de Viagem a Cavalo - Destinos Nacionais
Próximo Cabrestos de Cavalo

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Sem Embocaduras Leia e comente!

Sem Embocaduras – Bitless Bridle

Um assunto que muito me interessa, desde que há alguns meses passei por um processo bem-sucedido de retirada de embocadura com o meu cavalo.

Histórias e Tradições Leia e comente!

Nordeste – Cavalgar, com que roupa?

Proteção e liberdade na lida diária com o gado. No Nordeste, as tradições ainda permanecem na hora de se vestir para subir no cavalo.

Os Primeiros Caminhos de Tropas

Desde a descoberta de ouro no Brasil, em grande escala na região “das Geraes”, tanto o escoamento da produção colonial quanto o abastecimento das regiões produtoras foram feitos no lombo de animais de carga.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!