Atacama – O deserto florido

Atacama – O deserto florido

Por Jacira Omena*

 

O deserto mais árido do mundo, o Deserto do Atacama, está coberto de flores. Mais de 200 espécies nativas apareceram floridas por todos os lugares, desde areia, entre rochas e ao redor dos cactos.

 A precipitação anual de chuva no Atacama é de 1mm por ano, e em algumas partes dele, nunca foi registrado nenhuma ocorrência.

 A flora nativa do Atacama é “regada” através da névoa espessa que vem do Oceano Pacífico que passa pela região.

 Este ano, já choveu mais de 50 milímetros, e fez com que ocorresse um fato raro de duas florações no ano (primeira floração ocorreu em março), onde praticamente todas as espécies endêmicas brotaram.

 Provavelmente, o “El Niño” foi o responsável por tal quantidade de precipitação e pelo consequente despertar dos bulbos e rizomas adormecidos por décadas. 


 

Fontes

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI163723-18095,00-DESERTO+DO+ATACAMA+NO+CHILE+VIVE+PERIODO+FLORIDO.html

http://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/deserto-florido-paisagem-do-arido-atacama-ganha-cores/n1597363343483.html

http://chile.travel/pt-br/blog/deserto-florido-um-cenario-unico-no-deserto-de-atacama/

http://chile.travel/pt-br/blog/deserto-florido-um-cenario-unico-no-deserto-de-atacama/

 
Anterior Os 50 Melhores Filmes Sobre Cavalos da História
Próximo Sem Embocaduras - Bitless Bridle

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Viagem a Cavalo – Grande Travessia dos Andes – Filme

A Viagem a Cavalo, em forma de expedição, percorreu trilhas e caminhos entre os arredores de Bariloche, Argentina, e Puerto Varas, Chile.
Foi e continua sendo a melhor viagem a cavalo que eu já fiz. Deixou como frutos lindas lembranças e amizades.

Destinos 2 Comentários

Viajar a Cavalo – Colômbia – Filme

Em maio de 2015 fui a Colômbia fazer uma Viagem a Cavalo. Fiz parte do terceiro grupo internacional a fazer Viagem a Cavalo na Colômbia!
Por que Colômbia?
Primeiro por ser a terra do cavalo Paso Fino que sempre me encantou. E depois por ser um país muito rico em belezas naturais, diversidade de cenários, arquitetura, história e costumes.

Américas 1 Comentário

Uma Cavalgada na Serra Catarinense

A visão que rompe as barreiras dos cânions e vai além da planície em cima de um cavalo é indescritível. E posso dizer, depois de já ter visitado alguns dos mais bonitos cânions da região Sul do Brasil, que os Cânions das Laranjeiras é um dos mais lindos e surpreendentes.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!