Cachoeirinha/PE – Tradição Equestre

Cachoeirinha/PE – Tradição Equestre

Foto: Jacira Omena

 

Por Jacira Omena*

 

Cachoeirinha fica no estado de Pernambuco e é conhecida como a cidade do couro e do aço, além de ter fama também pela carne de sol e pelo queijo coalho.

 Era uma fazenda famosa que se transformou em um distrito depois da dissolução da República dos Palmares em 1874.

 A região é de Agreste e predomina a caatinga.

 Mas por que falar de Cachoeirinha?

 Por que todo o negócio em torno do couro e aço diz respeito a cavalos.

Toda a cidade trabalha em torno disso. A rua principal da cidade e várias outras são ocupadas por lojas, oficinas e armazéns com produtos para as fazendas e suas montarias.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

 Em toda região, a população trabalha em torno da manufatura de selas, arreios e acessórios para uso em animais de montaria.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

 Desde criança tenho ido com frequência a Cachoeirinha. Acompanhando meus irmãos na compra de arreios para suas propriedades ou indo eu mesma comprar uma coisa ou outra para o meu uso próprio.

 Sempre para mim é um grande prazer voltar lá e ver como a região continua forte na produção e o comércio continua evoluindo na produção para suprir a necessidade dos que vivem em torno dos cavalos.

 Ainda mantém a tradição do artesanato do couro na produção de diversos itens. Apesar de já se vê fortemente a presença do nylon, silicone, gel, espuma e borracha onde antigamente o couro era onipresente.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

 Fico feliz em encontrar a famosa Sela “Cachoeirinha” que tanto me encanta. Continuo comprando para que se alimente essa necessidade de produzi-la e que não seja substituída para sempre pelas famosas “australianas”.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

 Dessa vez, última quinta-feira, voltei lá com um dos meus irmãos e uma amiga francesa que encontrei em cavalgadas mundo a fora. Fui propositalmente em dia de feira. E a feira encanta!

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

 Aproveitei para tirar umas fotos e documentar o movimento e a exposição dos produtos nas tendas.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

 Comprei tudo que estava nos meus planos e consegui achar uma alternativa para a embocadura do meu cavalo.

Sabia que em Cachoeirinha isso seria possível

 Aguardem os próximos textos sobre o que você pode e deveria comprar em Cachoeirinha!

Anterior Meu Panga - Livre!
Próximo Tipos de Estribo

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Colômbia – Quase Acabando

Depois de passar por dois distritos de Colômbia, Cudinamarca e Boyaca, estamos no ultimo dia da viagem. Devido a falta de sinal de internet, não foi possível enviar informações dia a dia.

Associação Cavaleiros da Cultura

Criada em 2008, a ACC representa a realização de um sonho: cavalgar levando cultura e incentivando a leitura pelos quatro cantos do país. A história teve início com um grupo de amigos, que, durante cavalgadas recreativas, procurava um sentido especial para suas jornadas.

Sela & Cia Leia e comente!

Entenda a sua Sela

Saber escolher uma sela é preservar o bom desempenho atlético do equino, proporcionando-lhe conforto, bem como para o cavaleiro, a fim de que este tenha condições de transmitir com eficiência os comandos da nobre arte da Equitação.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!