Campolina Marchador – A Raça

O Grande Marchador Brasileiro

Por Jacira Omena*

Campolina Marchador é uma das grandes raças brasileiras de cavalos. Grande mesmo!

E foi através do propósito de um homem que ela se tornou realidade.

Surgiu o cavalo “gigante” marchador brasileiro!

Leia um pouco mais sobre a História do Cavalo Campolina Marchador!


O Cavalo Campolina surgiu e foi selecionado pelo Cassiano Campolina em 1870.

Fazendeiro rico, inteligente e apaixonado em criar cavalos ficou desgostoso por perder uma cavalhada – famosa representação folclórica da batalha entre mouros e cristãos – na inauguração linha Férrea de Queluz atualmente Conselheiro Lafaiete-MG em homenagem ao Imperador Dom Pedro II que estava presente.

Representando o partido Cristão, perdeu pela primeira vez as disputas para o partido dos Mouros. Reconhecendo a derrota então decidiu criar cavalos mais altos, fortes e de bom andamento para obter vantagem na disputa, e também para fornecer cavalos de boa qualidade para exército real , cavalhadas, transporte puxando carruagens no Rio de Janeiro, montaria e serviços diversos nas fazendas.

Foi ajudado por Dom Pedro ll que enviou de presente uma égua por nome Medeia prenha de andaluz, pariu um potro espetacular, o lendário Monarca, o padreador da raça.

Durante trinta anos realizando seleção introduziu nas suas éguas crioulas além do garanhão Monarca, reprodutores da raça Anglo-NormandoPuro Sangue Inglês e o Mangalarga Marchador conforme sua intuição e experiência na Fazenda do Tanque em Entre Rios de Minas, em Minas Gerais.

Cassiano Campolina faleceu em 1904 antes da desforra, sua fortuna foi investida na construção do hospital que foi batizada com seu próprio nome,referência em Minas desde 1910.

Porém seu trabalho maior resultou na criação desta raça de cavalo que ganhou reconhecimento internacional.

O legado de Campolina foi complementado, dentre outros, por seu amigo Joaquim Pacheco Resende, num esforço de mais de setenta anos, formou esta raça única e conhecida como o grande Marchador Brasileiro.

Wikipedia


Saiba mais sobre o Projeto Brasil Campolina Marchador!

 

Anterior Treinando Cavalos para Cavalgadas
Próximo A Origem do Cavalo Nordestino

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

História, Arte & Literatura Leia e comente!

Viajar a Cavalo, Luiz Otávio Carneiro, é a sua Paixão!

Entrei em contato com Luiz Otávio Barbosa Carneiro pela primeira vez através de sua história. Pesquisando para iniciar um trabalho editorial para a qual havia sido convidada, deparei-me com a sua proeza de ter feito a Rota Pioneira do Pantanal, caminho pelo qual passou o seu tri avô, no século dezenove, para chegar em terras onde se estabeleceu com seus familiares e fundar raízes onde hoje é conhecida como Nhecolândia – Terras dos descendentes do senhor Nheco, como era conhecido o tri avô de Luiz Otávio.

Histórias e Tradições Leia e comente!

Hyde Park Stables – Cavalgada pela Trilha dos Reis

São 5 milhas de trilha em torno do lago Serpentine. Hyde Park é sinônimo de cavalo há mais de 300 anos, desde que Henrique VII, da Casa Tudor, o usava para praticar caça. Rotten Row (Caminho do Rei) é o caminho mais famoso por ligar o palácio de Buckingham ao de Kensington ao sul do parque.

História, Arte & Literatura Leia e comente!

Cabalgata por los Andes Ecuatorianos

Livro de Ignácio Pêrez Arteta que narra uma viagem a cavalo com amigos, entre eles – Gabriel Espinosa, que cruzou o Equador através dos Andes, desde Carchi, na fronteira com a Colômbia, até Macará, na fronteira com o Peru.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!