Uma Cavalgada na Serra Catarinense

Urubici - São Joaquim - Bom Jardim

Por Jacira Omena*

A cavalgada na Serra Catarinense foi a cereja do bolo da minha viagem por Santa Catarina.

A convite de uma amiga muito querida de Santa Catarina, passei uns dez dias vagueando por lá. Fui levada a conhecer várias partes da Serra Catarinense, as delícias da culinária, e degustar os bons vinhos emergentes da região.

Apesar de ter sido apresentada a grande amostragem de cenários, climas e paisagens, e olhe que não foram poucas – Joinville, Blumenau, Pomerode, Florianópolis e Itapema – imagine você a parte que mais gostei! A Serra! Região de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim.

Uma região rural dotada de tantos atrativos quanto das suas dimensões. Recordes de altitude, baixas temperaturas, e diversidade de topografia e vistas que é difícil você dá conta do recado ao visitá-la.

Cânions das Laranjeiras

Foto: Jacira Omena

Fui bem de guia!

Mesmo a minha anfitriã não sendo adepta da prática equestre, dei um jeitinho de ir a uma fazenda em Bom Jardim, próxima aos Cânions das Laranjeiras, para fazer uma das coisas que mais gosto na vida – Cavalgar. E sempre que tenho oportunidade, tento apresentar esse prazer as pessoas próximas. A desculpa da vez? Foi que o caminho entre a sede da fazenda e os cânions era muito longe para ir caminhando e que o carro não chegava.

Cânions Laranjeiras

Foto: Jacira Omena

Fui muito bem-sucedida! Depois de percorrer alguns quilômetros de estrada de chão, encontramos a sede da fazenda onde mora a família de Carol Nezi, nossa jovem operadora de cavalgadas na região dos cânions. Aguardamos um pouco para juntar a tropa, já que chegamos sem aviso.

Cânions Laranjeiras

Foto: Jacira Omena

Os crioulos chegaram e no meio deles, o Petisco, o “compacto” cavalo de “bolso” bem adequado para a minha amiga iniciante.

Cânions Laranjeiras

Foto: Jacira Omena

Partimos em direção aos cânions atravessando sedes tradicionais de fazendas, campos com as tradicionais “taipas”, florestas de Araucárias ainda primárias e uma sucessão de terrenos. Até que chegamos a uma área bem característica de “Campos de Cima” com vegetação rasteira e grande quantidade de nascentes. Estávamos chegando as bordas dos cânions e já comecei a escutar o barulho de uma das cachoeiras que caem de uma altura considerável.

Cânions Laranjeiras

Foto: Rose Marcelino

A visão que rompe as barreiras dos cânions e vai além da planície em cima de um cavalo é indescritível. E posso dizer, depois de já ter visitado alguns dos mais bonitos cânions da região Sul do Brasil, que os Cânions das Laranjeiras é um dos mais lindos e surpreendentes.

Cânions Laranjeiras

Foto: Jacira Omena

Fendas, escarpas, cachoeiras exibidas que despencam de grandes paredões de pedras e uma grande variedade de vegetações que emolduram todo o entorno fazem com que os Cânions das Laranjeiras sejam especiais de fato.

Cânions Laranjeiras

Foto: Jacira Omena

Eu parecia criança querendo explorar cada pedra de mirante natural, e todos os ângulos para tirar fotos.

Carol fez uma surpresinha para nós com seus biscoitinhos caseiros que serviu para entretermos a nossa fome.

Cânions das Laranjeiras

Foto: Rose Marcelino

Voltei radiante da minha cavalgada, com fotos belíssimas, novas amizades, e minha amiga terá uma história para toda vida.

E esse sentimento se faz presente nas fotos da Galeria de fotos dessa “viagem a cavalo”.

Galeria de Fotos

 

 

Anterior Charge do Mês - Viajar a Cavalo - Adnael Silva
Próximo Gastronomia de viagem - Entrevero

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Américas Leia e comente!

Viagem a Cavalo – Travessia no Pantanal/MS – Filme

O Pantanal é um mundo. E tive o prazer de percorrer uma ínfima parte deste território no lombo do cavalo pantaneiro vivenciando uma amostra dele.

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Country Mar – O Caminho e o Destino

Country Mar tem como ponto de partida a cidade de Maceió. Mas, é no pouco explorado território do litoral sul de Alagoas que iremos cavalgar entre dunas, galopar pelas praias quase desertas e nos banhar na Foz do Velho Chico. Mundo original de Viajar a Cavalo! Entre quatro patas!

Viajar a Cavalo – Cambará do Sul

Cambará do Sul/RS está na Serra Gaúcha e região dos Aparados da Serra e junto com São José dos Ausentes dividem as atenções e admiração de todos quando o assunto é turismo ecológico e principalmente cavalgadas.

1 Comentário

  1. Dany
    junho 19, 20:19 Reply
    Olá. Boa Noite! Você pode passar o contato do pessoal da fazenda, onde fizeste o passeio?

Deixe um comentário