Coisas do Pantanal – Sopa Paraguaia

Coisas do Pantanal – Sopa Paraguaia

Foto:Pitadinhasdafronteira

 

Por Jacira Omena*

 

Sopa do Paraquai – Sopa sólida?

 Coisas do Pantanal

 Toda a culinária regional brasileira sofreu influência das diversas levas de colonização e eventos históricos.

 A culinária da Região Pantaneira comparada com a de outras regiões do Brasil, foi talvez a que tenha sofrido mais influências, tanto dos colonizadores pioneiros vindos de todas as partes do Brasil, quanto dos países vizinhos.

 Antes da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, o Pantanal tinha uma dependência do rio Paraguai por onde fluía mercadorias, passageiros e seus costumes.

 Vários pratos e costumes alimentares da Bolívia, Argentina e Paraguai foram introduzidos na culinária e no dia a dia do povo pantaneiro.

 Dentre tantos, hoje vou tratar da – SOPA PARAGUAIA – que tem uma curiosidade, é sólida e não líquida como sugere o nome.

 Pode ser comida a qualquer hora do dia, e é muito popular, sendo vendida nas lanchonetes, bares e tabuleiros de ambulantes.

 Receita

 Ingredientes para 6 pessoas

2 litros de água

01 copo de leite

01 kl de fubá de milho. (Milho branco)

02 colheres cheias de margarina ou manteiga

02 cabeças de cebola media

01 prato cheio de queijo ralado (queijo mineiro ou similar)

01 colher de café de fermento em pó.

Sal a gosto

 Modo de Preparar

 Ponha a água para ferver, acrescente a cebola cortada em rodelas e o sal e a manteiga. Deixe ferver. Em separado, numa vasilha funda, misture o fubá, o queijo, acrescente fermento. Quando estiver bem misturado acrescente a água fervida com a cebola e sal e a manteiga. Junte o leite. Bata muito bem. Coloque numa forma, previamente untada com óleo e levar ao forno quente por uns 30 minutos. Servir!


 Fontes:

https://pitadinhasdafronteira.wordpress.com/category/curiosidades/

http://www.portalbonito.com.br/cultura/culinaria/a-culinaria-pantaneira 

Anterior Sobre Equoterapia
Próximo Cabeçada e Rédeas Novas - Equador

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais 1 Comentário

Que Cavalos Encontrei – África do Sul

Cada destino, Uma Raça de Cavalo! Ou várias! Na África do Sul foi um festival delas, representando a multifacetada história da sua colonização.

Textos Editoriais Leia e comente!

7 Dicas que Valem a Viagem

Aprendi com a experiência que várias medidas preventivas simples podem valer a viagem, já que a ocorrência de alguns problemas que a principio parece não ter gravidade estraga toda a nossa programação.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Vamos Falar Sobre Segurança!

Ao longo dos anos, tenho recebido notícias de acidentes ocorridos com pessoas que em diferentes partes do mundo, ao tentar usufruir de um passeio a cavalo, sofreram acidentes.
Os acidentes são de várias modalidades e por vezes justificados por diversas situações de falta de previdência e também de simples fatalidade.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!