Dalahorse – O Cavalo Símbolo da Suécia

Dalahorse – O Cavalo Símbolo da Suécia

Por Jacira Omena

 

Estive recentemente na Suécia em uma viagem tradicional. Mas claro que o meu olhar não me trai quando o assunto é cavalo.

Passeando pelas ruas de Estocolmo, na região histórica de Gamla Stan, coloquei os olhos sobre umas figurinhas de cavalo vermelho brilhante e com detalhes florais. De todos os tamanhos, mas primordialmente vermelho brilhante laqueado. Cavalo imponente, mas sem ser pretensioso ou agressivo. Lúdico é a palavra.

Não resisti e comprei o meu, antes mesmo de saber a história por trás dessa figura. A história que eu conto agora para vocês.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena


Dalahorse – De brinquedo de criança a símbolo do reino da Suécia.

O Dalahorse ou cavalo de Dalarna (província da Suécia) nasceu em pequenas cabanas ao redor do fogo em noites longas de inverno intenso no interior da Suécia há 400 anos. Cavalos eram talhados em madeira com pequenas facas como brinquedos de crianças. A imagem do cavalo sugeria força e coragem.

Os pequenos cavalos em madeira natural eram vendidos em feiras livres já no século 17. A cores vivas e brilhantes atuais, com motivos florais começaram a serem utilizadas há 150 anos.

Viajantes utilizavam como moeda de troca, e algumas famílias tinha como fonte de renda a produção dos pequenos cavalos. Até as crianças, após a escola, aprendiam como talhar os pequenos cavalos.

Mas, foi em 1939 na World Exhibition em Nova York que o pequeno e colorido cavalo se tornou conhecido em todo o mundo. O cavalo gigante de Darla foi colocado no lado de fora do pavilhão da Suécia causando sensação em todos que visitavam a exposição. Durante o ano da exposição mundial e no seguinte, mais de 20 mil Darlahorse foram enviados para todo o mundo. E a partir daí tornou-se o símbolo do reino da Suécia.

Ainda é produzindo até hoje de forma artesanal. É utilizado o pinho como madeira. E a vila de Nusnãs, em Dalarna, é a única produtora nacional.


Fonte: 

Wikipedia

Theswedishwoodenhorse

Anterior Esporte Equestre Adaptado
Próximo Clarice e os Cavalos

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Viagem a Cavalo – Travessia no Pantanal/MS – Filme

O Pantanal é um mundo. E tive o prazer de percorrer uma ínfima parte deste território no lombo do cavalo pantaneiro vivenciando uma amostra dele.

Nordeste – Cavalgar, com que roupa?

Proteção e liberdade na lida diária com o gado. No Nordeste, as tradições ainda permanecem na hora de se vestir para subir no cavalo.

Textos Editoriais Leia e comente!

Por Que Não Viajas a Cavalo?

Você que gosta de natureza e animais, frequenta o campo, e que dentre os animais, o cavalo é o seu preferido:
-Por que não pega a trilha e sai numa viagem com o seu veículo preferido?
-Por que não descobrir o Brasil e várias partes do mundo a cavalo?

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!