Dia de São Jorge – 23 de abril

O Santo do Cavalo Branco

 

Por Vanessa Omena*

 

23 de abril

 Hoje é dia de homenagear São Jorge (275-303), o santo guerreiro que é representado montado em seu cavalo branco e que debaixo das patas de seu fiel ginete esmaga o dragão, significando a vitória contra o inimigo.

De acordo com a tradição, São Jorge, venerado como mártir cristão, foi um soldado romano que fazia parte do exército do imperador Diocleciano, e por ter sido fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo foi várias vezes torturado pelo imperador.

Sempre reafirmando a sua fé, a coragem e o martírio do soldado foi ganhando notoriedade e muitos romanos, inclusive a mulher do imperador, se converteram ao cristianismo.

Não tendo êxito contra a fé de seu soldado, finalmente Diocleciano mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia, Turquia ( Ásia Menor). 

Um pouco da Hagiografia (Biografia dos Santos)

Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do centro da Anatólia que, atualmente, faz parte da República da Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, originária da Palestina, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade — qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia, exercendo a função de Tribuno Militar. 

Após a morte de sua mãe, e tendo herdado de suas riquezas, Jorge foi para a corte do Imperador, e ao ver que urdia tanta crueldade contra os cristãos, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres. Ao saber que o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos, e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os romanos deviam se converter ao cristianismo, o que motivou para si a ira do imperador.


Fonte: http://www.oracoes.info/SaoJorge6.html

 

Anterior Nordeste - Cavalgar, com que roupa?
Próximo São Jorge - Suas Lendas, Orações e Canções

Sobre o Autor

Vanessa Omena
Vanessa Omena 22 posts

Jornalista e escritora

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Ações Sociais Leia e comente!

Sobre Equoterapia

A Equoterapia é um método terapêutico, holístico, que utiliza os recursos fornecidos pelo cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, montado ou não, buscando um desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Ela habilita, reabilita, previne e educa o praticante de forma global.

Fotografia Leia e comente!

Fotografe Sem Limites!

“Viajar a cavalo”, motivo deste site é, por consequência, um tema que se desdobra em diversos temas interessantes. Escolha o que mais lhe agrada e vá em frente.

Textos Editoriais Leia e comente!

Regras de Ouro em Cavalgadas

Antes de serem convenções sobre boas maneiras de convivência, as regras são extremamente úteis na prevenção de acidentes desnecessários.
É um exercício de consciência, cautela e boas maneiras, alerta Rhonda Hart Poe.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!