Esporte Equestre Adaptado

Um novo e amplo espaço de inclusão social

 
Por Ângela Maria Sorati, Christiane Maus Martins e Elaine Cristina Soares Leite.

Equipe da Associação de Equoterapia Vassoural

 

Além dos atendimentos equoterápicos, os praticantes da Associação de Equoterapia Vassoural (AEV) conseguem guiar o seu cavalo com certa independência e segurança e passam a fazer parte do Quarto Programa da Equoterapia (segundo a ANDE – Brasil), que é o Programa Esportivo, sendo assim, preparados e orientados pela equipe para participarem do Esporte Equestre Adaptado, um novo e amplo espaço de inclusão social que se abre para seus praticantes.

Quais os benefícios do Esporte Equestre Adaptado?

O Esporte Equestre Adaptado exige a participação do corpo inteiro do cavaleiro, de todos os músculos e de todas as articulações. Podendo assim, servir de apoio à reabilitação física e mental.

As aulas exigem do cavaleiro a transferência constante do equilíbrio e obriga o fortalecimento da parte interna da coxa e das pernas a coluna vertebral e o abdômen, assim como a musculatura das costas. Associando este fortalecimento às outras sensações provocadas pelo corpo do cavalo, melhoram a integração sensório motora e a consciência do próprio corpo.

esporteequestreadaptado1

Associação Equoterapia Vassoural

Objetivos dentro do Programa de Equoterapia:

  • Desenvolver boa postura; estimular o crescimento, estimular a visão e audição, estimular o funcionamento do aparelho digestivo, melhorar o tônus muscular, estimular todo o sistema neurológico, estimular e equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos (contribuindo para melhora da resistência física), auxiliar na reabilitação do sistema respiratório (favorecendo no tratamento de alergias e asma).
  • Aumentar o poder de concentração, o desenvolvimento da coordenação psicomotora; resgatar a autoconfiança e a coragem, estimular o equilíbrio mental combinando paciência, calma, perseverança, autoconfiança, estabilidade emocional, com a coordenação motora e esforço físico.
  • Evitar o desenvolvimento de distúrbios comportamentais e sociais como distúrbio da atenção ou hiperatividade; desenvolver a percepção de movimentos e reflexos, evitar insônia, ansiedade, estresse, diminuir a agressividade e aumentar a autoestima.
esporteequestreadaptado3

Associação de Equoterapia Vassoural

Um ambiente esportivo saudável construindo laços sociais

Proporcionar um ambiente esportivo saudável, cooperativo, e ao mesmo tempo competitivo entre os alunos, tornando o cavaleiro mais sociável, diminuindo antipatias, construindo amizades. Além disso, ensina padrões de comportamento como: ajudar, aceitar ser ajudado, aceitar as próprias limitações e respeitar as limitações dos outros.

esporteequestreadaptado5

Associação de Equoterapia Vassoural

Inclusão Social importante característica desse programa

Uma característica interessante desse programa é a inclusão social, onde todos cavalgam juntos, interagindo entre si, com o seu cavalo e num diferencial: em contato com a natureza. Sendo assim, fica mais que comprovado que esse Esporte traz benefícios físicos e sociais para todos os envolvidos, sejam os cavalos, os praticantes e familiares.


“A Equoterapia contribui diariamente para grandes conquistas: um sorriso possível, um passo a mais ou uma nova palavra”.


viajaracavaloLogo novo AEV (1)

Rodovia Maurílio Biagi, Km 5.5 Tel/Fax 16 3953.1929

Caixa Postal 57 CEP 14180-000 Pontal/S.P

[email protected]

 

Anterior Charge do Mês - Junho - Adnael Silva
Próximo Dalahorse - O Cavalo Símbolo da Suécia

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Entre Orelhas Leia e comente!

Colômbia – Quase Acabando

Depois de passar por dois distritos de Colômbia, Cudinamarca e Boyaca, estamos no ultimo dia da viagem. Devido a falta de sinal de internet, não foi possível enviar informações dia a dia.

Entre Orelhas Leia e comente!

Minhas Compras – Sela Cachoeirinha

Essa foi a sela da minha infância montando a cavalo e continua sendo a minha sela ainda hoje.

Causos & Cavalgadas Leia e comente!

Minhas Quedas do Cavalo

Minhas quedas – Não vou detalhar todas, muitas tolas e sem consequências.
Levei queda dentro de rio, dentro do mar, terra fofa, terra dura, rua calçada, asfalto, etc.
Algumas me causaram prejuízos materiais significantes, (celulares, óculos, chave eletrônica de carro… Bem que foram perdas materiais).
Outras me levaram ao hospital.
Outras o cavalo teve que levar pontos em cortes profundos.
O leitor pode imaginar, esse cara é ruim de cavalo! Não sabe montar!

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!