Esporte Equestre Adaptado

Um novo e amplo espaço de inclusão social

 
Por Ângela Maria Sorati, Christiane Maus Martins e Elaine Cristina Soares Leite.

Equipe da Associação de Equoterapia Vassoural

 

Além dos atendimentos equoterápicos, os praticantes da Associação de Equoterapia Vassoural (AEV) conseguem guiar o seu cavalo com certa independência e segurança e passam a fazer parte do Quarto Programa da Equoterapia (segundo a ANDE – Brasil), que é o Programa Esportivo, sendo assim, preparados e orientados pela equipe para participarem do Esporte Equestre Adaptado, um novo e amplo espaço de inclusão social que se abre para seus praticantes.

Quais os benefícios do Esporte Equestre Adaptado?

O Esporte Equestre Adaptado exige a participação do corpo inteiro do cavaleiro, de todos os músculos e de todas as articulações. Podendo assim, servir de apoio à reabilitação física e mental.

As aulas exigem do cavaleiro a transferência constante do equilíbrio e obriga o fortalecimento da parte interna da coxa e das pernas a coluna vertebral e o abdômen, assim como a musculatura das costas. Associando este fortalecimento às outras sensações provocadas pelo corpo do cavalo, melhoram a integração sensório motora e a consciência do próprio corpo.

esporteequestreadaptado1

Associação Equoterapia Vassoural

Objetivos dentro do Programa de Equoterapia:

  • Desenvolver boa postura; estimular o crescimento, estimular a visão e audição, estimular o funcionamento do aparelho digestivo, melhorar o tônus muscular, estimular todo o sistema neurológico, estimular e equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos (contribuindo para melhora da resistência física), auxiliar na reabilitação do sistema respiratório (favorecendo no tratamento de alergias e asma).
  • Aumentar o poder de concentração, o desenvolvimento da coordenação psicomotora; resgatar a autoconfiança e a coragem, estimular o equilíbrio mental combinando paciência, calma, perseverança, autoconfiança, estabilidade emocional, com a coordenação motora e esforço físico.
  • Evitar o desenvolvimento de distúrbios comportamentais e sociais como distúrbio da atenção ou hiperatividade; desenvolver a percepção de movimentos e reflexos, evitar insônia, ansiedade, estresse, diminuir a agressividade e aumentar a autoestima.
esporteequestreadaptado3

Associação de Equoterapia Vassoural

Um ambiente esportivo saudável construindo laços sociais

Proporcionar um ambiente esportivo saudável, cooperativo, e ao mesmo tempo competitivo entre os alunos, tornando o cavaleiro mais sociável, diminuindo antipatias, construindo amizades. Além disso, ensina padrões de comportamento como: ajudar, aceitar ser ajudado, aceitar as próprias limitações e respeitar as limitações dos outros.

esporteequestreadaptado5

Associação de Equoterapia Vassoural

Inclusão Social importante característica desse programa

Uma característica interessante desse programa é a inclusão social, onde todos cavalgam juntos, interagindo entre si, com o seu cavalo e num diferencial: em contato com a natureza. Sendo assim, fica mais que comprovado que esse Esporte traz benefícios físicos e sociais para todos os envolvidos, sejam os cavalos, os praticantes e familiares.


“A Equoterapia contribui diariamente para grandes conquistas: um sorriso possível, um passo a mais ou uma nova palavra”.


viajaracavaloLogo novo AEV (1)

Rodovia Maurílio Biagi, Km 5.5 Tel/Fax 16 3953.1929

Caixa Postal 57 CEP 14180-000 Pontal/S.P

[email protected]

 

Anterior Charge do Mês - Junho - Adnael Silva
Próximo Dalahorse - O Cavalo Símbolo da Suécia

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Viagem a Cavalo – Machu Picchu

Paulo Junqueira, o nosso cavaleiro viajante, narra mais uma viagem a cavalo inspiradora para os amantes dessa prática. Agora, uma aventura nas terras dos Incas!

Américas 3 Comentários

Viajar a Cavalo – Estrada Real

Esse roteiro de 4 dias a cavalo pelas regiões de Baependi, São Thomé das Letras, Cruzília e Caxambu, nos levará por caminhos de grande beleza e forte componente histórico.

Marchador Web Leia e comente!

Marcha Picada –A Modalidade de Marcha Mais Difundida no Mundo

Na segunda metade do século passado, enquanto nas exposições a predominância da marcha batida era marcante, entre os usuários de cavalos e éguas de passeios e cavalgadas ocorria o inverso, ou seja, a preferência era pelos animais de marcha picada.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!