Estribo

Estribo

Foto: Jacira Omena

 

Por Jacira Omena*

 

De um simples apoio para o pé a um acessório voltado para a guerra!

 Sim, segundo informações apuradas, o estribo começou como uma simples argola de couro amarrada na sela há mais de 600 anos A.C para apoiar os pés. Propagou-se 500 anos depois pela Ásia, principalmente China, evoluindo para uma argola de metal. Com essa invenção, os cavaleiros ganharam mais equilíbrio e segurança. Ficou possível ficar quase em pé em cima do cavalo e ser mais ágil com a liberdade de movimento.

 Daí foi um passo para a utilização do cavalo como arma de guerra. Com o pé encaixado no estribo o cavaleiro passou a galopar e a manejar armas ao mesmo tempo.

 Os Arqueiros conseguiam lançar flechas de suas selas com precisão, e os soldados puderam atirar e carregar as armas sem precisar desmontar.

 Exércitos montados foram formados e passaram a mudar completamente a história.  Desde Gengis Khan a cavalaria Romana, vários exércitos cruzaram o globo, travando batalhas que mudaram o destino das nações.

 De uma forma indireta, modificou e alavancou outros setores. Para suportar os armamentos, por exemplo, o homem passou a criar cavalos mais fortes, que acabaram sendo usados também para o arado e tração de carroças, revolucionando a agricultura.

 Como é o estribo hoje? Que importância ele tem? Quais os tipos?

Aguardem o próximo texto onde trataremos dessas questões!


 
Fontes: 
http://brasilhipico.blogspot.com.br
http://super.abril.com.br
Anterior Aparados da Serra - Destino Inesquecível
Próximo Como Avaliar a Minha Habilidade em Equitação?

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Marchador Web Leia e comente!

Ferraduras em Cavalos Marchadores

O uso de ferraduras pode ser uma necessidade, em decorrência da disponibilidade de terrenos duros e pedregosos para treinamento. Em outros casos, o uso de ferraduras tem a finalidade de corrigir defeitos na forma dos cascos, alterar a modalidade de andamento ou incrementar a performance.

Raças de Cavalos Leia e comente!

A Origem do Nome Mangalarga/Manga-larga

Seguindo a missão de desvendar e revelar informações sobre essa grande raça nacional, agora, de forma breve trataremos de elucidar o porquê do nome manga-larga (mangalarga).

Guias e tutoriais Leia e comente!

Sharma Gaponoff – Tevis Cup

Sharma conta a sua trajetória no meio equestre, e como chegou a Tevis após se aposentar de uma bem-sucedida carreira internacional de geóloga na indústria petrolífera. E mais, numa vibrante narrativa, põe o leitor sobre o lombo do seu cavalo e consegue que ele veja através dos seus olhos e respiração toda energia de estar participando da prova de enduro mais difícil do mundo – as 100 milhas em 24 horas de Tevis, Califórnia. Isso é possível? Sim. Mal comecei a ler, e já posso dizer, que é assim que você se sente ao ler o livro de Sharma, mesmo que esteja sentada no sofá de sua sala de estar.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!