Fazendas Históricas do Café – Mococa/SP

Fazendas Históricas do Café – Mococa/SP

Uma Viagem a Cavalo pela História

Por Jacira Omena*

 

“As 8 horas da manhã desse dia, 14 cavaleiros garbosamente cavalgados, dirigiram-se em demanda da propriedade agrícola do abastardo fazendeiro e capitalista..”

 Assim começa a edição do dia 13 de abril de 1899 de ” A Mococa”.

 Pois, na manhã do dia 05 de agosto de 2015, 10 cavaleiros e amazonas de diferentes partes do país, garbosamente indumentados, partiram da Fazenda Nova em Mococa, São Paulo, com montarias de primeira qualidade, para percorrer uma programação que misturou ricos ingredientes que não faltaram história, cultura, arquitetura, gastronomia e muita camaradagem.

 O Grupo viajaracavalo.com.br/Cavalgadas Brasil percorreu em quatro dias várias sedes de fazendas históricas do auge do ciclo do café na região de Mococa, em São Paulo.

 Fomos surpreendidos por paisagens únicas e uma riqueza de valores e tradições rurais que independente dos anos que passaram continuam muito presentes. Através dos descendentes dos pioneiros e/ou mesmo de novos proprietários, pudemos vivenciar e experimentar o que de melhor esse Brasil rural tem para nos mostrar.

 Nada melhor que ter o cavalo como parceiro nessa viagem.

 Percorremos os caminhos dos pioneiros que independente das rodovias, não tão distantes, continuam sendo usados.

 E como descreve a mesma edição de “A Mococa”

“As onze horas foram convidados para o almoço. Introduzindo-os então em um vasto e bello salão, ofereceu-lhes aquele cavalheiro um almoço, com franqueza, dos mais opipares que se possa ter a ventura de saborear. O palladar mais exigente não podia desejar melhores nem mais abundantes iguarias…”

 Dessa mesma forma, os modernos cavaleiros e amazonas foram recebidos em todas as sedes de fazendas da região que fizeram parte de nosso roteiro. Foi assim na Fazenda Nova (Jan e Marina), Na Fazenda Bocaina (Dona Vicentina), Na Fazenda Santo Antônio (Renata e João), Na Morro Azul (Danilo), Na Fazenda São Bento (Maria, Jorge e PinPin), Na Ambiental Fortaleza (Simone)  e na Fazenda Santa Rita (Ana).

 Todos foram extremamente gentis e acolhedores com aquele grupo muitas vezes de famintos e sedentos, e sempre barulhentos que chegavam naquelas diversas paragens.

 Na opinião de todos, foi diversão pura! E para se repetir!!!

Veja as fotos dessa viagem – Click no botão ao lado – GALERIA DE FOTOS

 

 

Anterior Sou iniciante em equitação. Posso Viajar a Cavalo?
Próximo PERNEIRAS

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Diários de viagens Leia e comente!

Viagem a Cavalo – São José dos Ausentes/RS – Filme

Viagem a cavalo por cercanias de São José dos Ausentes/RS
Difícil manter o ar blazer e se manter imune a tanta beleza.
Posso dizer que as máquinas fotográficas trabalham muito nessa parte do Rio Grande do Sul!

Equador- Terra dos Chagras

Viajar a cavalo no Equador é vivenciar florestas tropicais, apreciar uma avenida de vulcões e seguir as antigas trilhas Incas. A altitude em torno dos três mil metros, apesar de ser um desafio, oferece um cenário único.

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Santuário de N.S. Aparecida – Viajar a Cavalo

Muitas viagens que faço a cavalo começam com um sonho que transformo, em algum momento, em vontade, pois torna-se mais próxima da realização. Chegar ao Santuário de Aparecida a cavalo já foi um dia um sonho, acabou de se transformar em realidade!

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!