Frutos do mar é tradição na culinária gaúcha do extremo sul do Brasil

Frutos do mar é tradição na culinária gaúcha do extremo sul do Brasil

Por Vanessa Omena*

 

Acordar cedo e antes de montar no cavalo ter a experiência de se deliciar com o tradicional café campeiro, com pães, cuca (bôlo-pão com cobertura doce, de origem alemã), queijo, salame, aipim frito e linguiça.

 Para trabalhar o dia inteiro na lavoura a refeição do campesino gaúcho precisava dar sustância, e a forte influência dos povos que colonizaram o Estado, como os alemães, italianos e portugueses, fez com que a refeição ficasse tão diversificada em suas origens e sabores.

 O churrasco e o arroz de carreteiro são os dois pratos mais característicos da culinária gaúcha. O costume de comer carne assada não é recente, é milenar, vem da antiguidade. O preparo das refeições em fogão de lenha ainda é típico em muitos lares, principalmente no campo.

 O café de cambona, ou o café de chaleira é preparado de um modo bastante simples: com a água fervente se adiciona o pó de café. Depois é colocado um tição de fogo (brasa) dentro do café para que o pó vá todo para o fundo, dispensando a utilização de um coador.

 Além da tradicional carne assada (churrasco) a região litorânea em torno do Parque Nacional da Lagoa do Peixe é conhecida pelos seus deliciosos frutos do mar com destaque para o camarão com cebola.

 O município de Tavares* tem como um dos pontos fortes a EXPOCACE – Exposição/Feira do Camarão e da Cebola, criada em 1984.

 O camarão rosa e a cebola, juntamente com peixes e outros frutos do mar, carne ovina, pães, compotas, e toda uma variedade de sequilhos, pastéis e licores, feitos artesanalmente, fazem parte da gastronomia local. 

 
Anterior Laguna dos Patos - Por que esse nome?
Próximo Respeitar a Natureza do Cavalo e seu Direito de Usar seu Instinto de Autopreservação

Sobre o Autor

Vanessa Omena
Vanessa Omena 22 posts

Jornalista e escritora

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Nunca se Separe do seu Alforje

São de formas, tamanhos e materiais variados. Servem para transportar alguns artigos de primeira necessidade para possível uso durante o deslocamento pelas trilhas. Imprescindíveis!

Sela & Cia Leia e comente!

Check List da sua Mala

Uma lista infalível de todas as coisas que você não pode deixar de levar!
Alguns dias antes de sua viagem, passe um olho nela e veja o que você precisa providenciar.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Precisa ter Experiência para Viajar a Cavalo?

Quando pensam em uma Viagem a Cavalo, logo vem a cabeça muitas perguntas que geram uma certa insegurança em relação a sua própria capacidade de participar de uma atividade como essa.
Uma pergunta frequente é sobre o nível de experiência em equitação exigido nesses tipos de programas.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!