José Luiz – Horsemanship

José Luiz – Horsemanship

 Por Jacira Omena

 

Apresento, hoje, aos leitores do portal viajaracavalo.com.br o mais novo parceiro e colaborador, José Luiz Jorge, horseman, instrutor filiado ao CHA – Nível 4, é autor do livro – CONVERSANDO SOBRE CAVALOS –  e proprietário do Rancho São Miguel, núcleo de aprendizado e divulgação da filosofia de horsemanship e bem-estar equestre.

 Foi através dos seus artigos e de conhecidos em comum, apaixonados por cavalos, que cheguei ao José Luiz. E a partir de hoje, teremos maior acesso às informações sobre o universo horsemanship através de uma fonte da maior credibilidade, além de contarmos com dicas e informações a respeito de técnicas de equitação e boas práticas de manejo do cavalo.

 Utilizo o texto de apresentação da sua página do Rancho São Miguel para que possamos compreender melhor sobre o que estamos falando e de quem estamos tratando.

 Aguarde em breve, teremos textos esclarecedores sobre Horsemanship e outros assuntos relativos, e a oportunidade de usufruir de todo conhecimento e experiência de José Luiz. 


 

O foco do nosso trabalho com cavalos é disseminar o máximo de conhecimento a respeito da natureza especial destes animais, que nos acompanham historicamente por jornadas milenares, na maioria das vezes pagando com a vida o preço dessa aproximação desigual.

 Motores das economias antigas, máquinas nas guerras de conquistas, meio de transporte, força de trabalho agrícola, instrumento de lazer e esporte, os cavalos fazem parte de todos os feitos marcantes na evolução do homem para chegar onde chegamos.

Mas, gentis, submissos sem serem subservientes, colaboradores, tem na sua essência, como emoção dominante, o medo. Com isso nos ensinam.

 Grandes, são sensíveis, fortes, são delicados e requerem cuidados especiais, rápidos, exigem atitudes integradas e na base da cooperação com humano, nos entretêm em espetáculos esportivos de rara beleza.

Quando convocados como agentes terapêuticos para pessoas portadoras de necessidades especiais, identificam quem os está montando. Já proporcionaram momentos como permitir a uma autista montando que, pela primeira vez, conectasse com o mundo exterior. A um portador de síndrome de down, que viesse a falar. A portadores de paralisia cerebral que adquirissem movimentos, percepção corporal e motricidade.

A nossa proposta a partir da compreensão da natureza dos cavalos, e da sua linguagem universal, é de estabelecer paralelos entre a relação de cooperação e parceria natural em seu meio, com a abertura de portas para a superação de dificuldades em nossa comunicação interpessoal e nos relacionamentos profissionais. Estabelecendo ligação com eles em sua própria linguagem, eles escolhem cooperar com os cavaleiros.

 Isso é Horsemanship.

 


O Rancho São Miguel é um centro eqüestre, de informação e conhecimento sobre o cavalo e sua relação com o Homem.

José Luiz Passos Jorge é instrutor certificado nível 4 – pela C.H.A. – Certified Horsemanship Association – com sede em Tyller –Texas-EUA. Trabalha com cavalos há mais de 25 anos- é criador de Mangalarga Marchador em Mogi das Cruzes-SP –Associado à ABCCMM, autor dos livros “Conversando sobre Cavalos” Editora Rígel –Porto Alegre-RS e “Aprendendo com o Cavalo – Você pergunta e ele ensina” – pela mesma Editora (este em fase de lançamento, É colaborador das revistas Horse e Cavalo Crioulo, e agora, do site www.viajaracavalo.com.br

Anterior 9 Razões para gostar mais de cavalos do que de gente!
Próximo Horsemanship - Uma filosofia para o dia-a dia

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Nunca se Separe do seu Alforje

São de formas, tamanhos e materiais variados. Servem para transportar alguns artigos de primeira necessidade para possível uso durante o deslocamento pelas trilhas. Imprescindíveis!

O Tropeirismo – Cavalos & Muares na América

TROPEIRISMO é o primórdio dos deslocamentos mais longos com muares e cavalos em todo o mundo, e teve um grande papel na economia e nascimento de cidades no início do Brasil Colônia.
Ainda hoje, em muitas regiões do país não se trata apenas de uma tradição ou folclore, e sim da manutenção da prática pela necessidade em áreas longícuas, como o Pantanal.

Guias e tutoriais 2 Comentários

Viagem a Cavalo – Rajasthan/Índia – Pelos Palácios Escondidos – Filme

Ouvi quando o responsável pela agência local disse – preparem as câmeras! Imediatamente me coloquei em estado de atenção e empunhei minha câmera.
O ônibus tomou esse caminho e foi passando por espaços que eram limitados por outras muralhas que se sucediam, átrios após átrios, até chegarmos ao coração do forte, onde nos deparamos com a visão de uma escadaria ladeada por cavalos Marwari montados por indianos em trajes militares com turbantes, empunhando um estandarte com as cores de Dundlod. Tambores rufaram e empregados se alinharam para nos receber.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!