Mangalarga, Cavalo Nacional – O Início

Cavalo de Viajar a Cavalo

Por Jacira Omena

Para começarmos a falar sobre a origem do cavalo Mangalarga, voltamos um pouco a “antiguidade”, e logo seguimos através da história da colonização do Brasil, também.

Na origem dos cavalos Mangalarga, como de todas as outras raças nacionais, como o Campolina, está o Cavalo Ibérico trazido para o continente na primeira hora para São Vicente, e logo depois para Pernambuco, por volta de 1534.

Mas de que cavalo Ibérico estamos tratando?

O Ibérico foi o cavalo resultado de cruzamentos de animais de várias origens, não só da península Ibérica, mas também de possessões portuguesas.

Gravura: Wikipedia.org

Gravura: Wikipedia.org

A forte influência árabe no sul da Espanha devido a 7 séculos de invasão fez dos cavalos Berberes e Árabes as mais fortes influências na formação do cavalo ibérico.

Originário do Marrocos, o Berbere caracteriza-se por ser ágil, veloz e resistente, e tem grande participação na formação de várias raças europeias, juntamente com o árabe.

Gravura: Wikipedia.org

Gravura: Wikipedia.org

Os Cavalos Árabes têm a sua antiguidade confirmada pelo descobrimento de sua imagem em cama mortuária datada do século 16 A.C. Provavelmente, ocorreu na Ásia central, depois norte da África e Península Arábica. Sua genética formada nas areias insípidas do deserto é predominante sobre todas as raças, provendo resistência, rusticidade e elegância a todas elas.

O Cavalo Ibérico com todas essas características que o qualificava como o melhor cavalo europeu daquela época, apenas começou a mudar de nome no século 17, e criadores espanhóis e portugueses fizeram escolhas que definiram que tipo de características iriam predominar em cada exemplar originário dos dois países. Portanto, surgiram os Andaluzes e Lusitanos.

De uma forma ou de outra, o cavalo se caracterizava por sua musculatura marcante, andamento elegante, linda aparência, grande habilidade, agilidade e capacidade de aprender manobras.

Alguns passos para aprimoramento da raça foram dados por membros da Coroa Real Portuguesa. Três deles são destaques:

– Autorização por D. João V, em 1736, para que criadores portugueses pudessem adquirir garanhões reais e intensificar cruzamentos para a melhoria da raça.

– Em 1748, foi fundada a Coudelaria de Alter do Chão, no Alentejo. Grande importância na história do Mangalarga (guarde esse nome).

– Em Lisboa foi erguido, em 1762, o Picadeiro Real para abrigar a Escola de Artes Equestres de Portugal, com a finalidade de criar uma linhagem especial de cavalos para equitação e uso dos reis e nobres.

Mas, o período entre 1751 e 1757 foi determinante na formação de uma raça genuinamente portuguesa. Chegaram em torno de 300 éguas andaluzes selecionadas nos melhores criadouros espanhóis. Nos anos seguintes, os cruzamentos selecionados com os garanhões Ibéricos do Picadeiro Real deram origem a nobre raça Alter-Real. Famosa por sua coragem e grande adaptação aos ensinamentos do adestramento.

Guardar esse nome é da maior importância para acompanhar a história do desenvolvimento da raça manga-larga – Alter-Real.

Veja o porquê nos próximos textos a serem publicados aqui sobre a história do nascimento da mais popular raça nacional.


 Fonte:

Mangalarga Marchador

Manga-larga Marchador do Brasil – O livro.

Formação do mangalarga

Formação do Mangalarga

 

Anterior Passeio a Cavalo no Campo
Próximo Charge do Mês - Junho - Adnael Silva

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais 2 Comentários

Tem Limite de Peso para Viajar a Cavalo?

Sempre me deparo com a pergunta sobre o meu peso e altura nas fichas de pré reserva para viagens a cavalo, tanto no no Brasil quanto no exterior.
Porque querem saber o seu peso?

Guias e tutoriais Leia e comente!

Cavalo Islandês

É uma das raças mais antigas do mundo. Foi levada para a Islândia antes de qualquer raça da Europa. Foi levada pelo povo Viking que se estabeleceu na região entre os anos de 874 e 930.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Dez Cavalos Marcantes do Cinema

Esses cavalos marcaram o imaginário dos apaixonados por cavalo e cinema.
Vejam curiosidades e fatos por trás desses atores!

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!