Muito Peso para Pouco Cavalo!

Muito Peso para Pouco Cavalo!

 Por Jacira Omena*

  

Nota da Editora: Sim, essa sou eu em cima de um pobre jumento. Esta situação ocorreu no Equador, dentro de uma cratera de um vulcão. Antes de descer até lá, haviam prometido um “cavalo” para subir pelas paredes de volta ao topo! Perceberam que fui completamente enganada! Desculpa, jumento!!!

Sobrepeso e obesidade é um tema sensível, mas não é novidade para ninguém que ele seja o grande problema do século 21. Uma vida cheia de comodidades, sedentarismo e uma alimentação desequilibrada, próprias dos nossos tempos, são combustíveis para atear fogo nessa situação.

Na América, o aumento percentual dessa condição ganhou força na década de 80, e não parou mais de crescer. No Reino Unido, um em cada quatro adultos é classificado como obeso. No Brasil, atinge 51% da população com idade acima de 18 anos.

Toda essa questão fora de controle, e digna de preocupação, causa situações extremas de preocupação exagerada com o peso, o que leva a todo tipo de desordem alimentar, inclusive a extrema magreza.

Uma grande legião de adolescentes do sexo feminino e mulheres jovens praticam equitação, e estão sujeitas a enorme pressão, preconceito e discriminação em relação a questão do peso acima do padrão.

Cavaleiros e amazonas não estão excluídos dessa realidade e tendência.

De que forma essa informação impacta em relação aos cavalos que montamos?

Na Inglaterra, um estudo mostrou que 32% dos cavaleiros e amazonas excediam o limite de peso recomendado para os seus próprios cavalos colocando em risco a saúde deles.

 “As pessoas pensam que os cavalos são animais tão grandes e fortes que não percebem o peso a mais de seus montadores. Mas o impacto na saúde deles é grande e rápido” – Diz o Dr. Hayley Randle.

Esse assunto no meio equestre deve ser tratado sob a óptica da saúde e bem-estar animal, e não sob a visão estética e modismo.

Simples – Não quer dizer que uma pessoa acima do peso não possa cavalgar. Apenas, que seja consciente de que deve ter um cavalo apropriado para o seu peso, ou que tome providências para reduzir o seu peso, se quiser manter o cavalo que já tem.

Quem ama realmente os cavalos não vai deixar de tomar uma decisão necessária ao bem-estar do animal!

Leia os artigos já publicados sobre o assunto:

Gordinhos também podem cavalgar? 

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/297/Gordinhos_Tamb%C3%A9m_Podem_Cavalgar?

Quanto peso o cavalo pode carregar?

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/298/Quanto_Peso_o_Cavalo_Pode_Carregar?

Como Calcular o Peso do Seu Cavalo sem Balança?

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/299/Como_calcular_o_peso_do_seu_cavalo_sem_balan%C3%A7a? 

Anterior Como Calcular o Peso do Seu Cavalo Sem Balança?
Próximo Atacama - Muitas atrações!

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Viajes a Caballo

Uma Bíblia que não pode faltar nem na estante dos cavaleiros aprendizes e muito menos nas dos de longo curso!

Textos Editoriais Leia e comente!

O Cavaleiro e a ferradura – Curiosidades do Santuário de N.S Aparecida

A história do cavaleiro prepotente que zombou da fé dos romeiros de N.S. Aparecida

Guias e tutoriais Leia e comente!

Quanto Peso o Cavalo Pode Carregar?

Trabalhos mais recentes foram além, e trouxeram resultados e recomendações mais precisas. Como o da Universidade de Ohio, 2008, que avaliou vários indicadores enquanto os cavalos faziam exercícios carregando 15, 20, 25 e 30 por cento do peso do seu corpo.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!