Os Cavalos da Gruta de Lascaux

Os Cavalos da Gruta de Lascaux

Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pela suas pinturas rupestres.

A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, entre outros animais, permite pensar tratar-se de um santuário. As investigações levadas a cabo durante os últimos decénios permitem situar a cronologia das pinturas no final do Solutrense e princípio do Madalenense, ou seja, 17.000 anos AP. Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos, levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.

A gruta fica no Périgord, na comuna de Montignac (Dordonha), a quarenta quilômetros a Sudeste de Périgueux.

Abre-se sobre a margem esquerda do rio Vézère, numa colina calcária do Cretáceo superior. Contrariamente a muitas outras cavernas da região, a de Lascaux é relativamente «seca». Em efeito, uma camada de argila impermeável isola-a de qualquer infiltração de água, impedindo novas formações de concreções calcárias, etc.

Foi descoberta a 12 de Setembro de 1940 por quatro adolescentes: Marcel Ravidat, Jacques Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas, que avisaram ao seu antigo professor, Léon Laval. O pré-historiador Henri Breuil, refugiado na zona durante a ocupação nazi, foi o primeiro especialista que visitou Lascaux, em 21 de Setembro de 1940, em companhia de Jean Bouyssonnie e André Cheynier. H. Breuil foi também o primeiro em autenticá-la, descrevê-la e estudá-la

A caverna foi classificada entre os monumentos históricos da França desde o mesmo ano da sua descoberta, a 27 de Dezembro de 1940.

Em Outubro de 1979, foi incluída no Patrimônio Mundial da UNESCO, com outros sítios e grutas ornamentadas de um vale 


Fonte: Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lascaux

Anterior Viagem ao Fim do Mundo
Próximo Viajes a Caballo

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Rodrigo Pessoa nas Olimpíadas

Treinar para as Olimpíadas do Rio 2016 tem sido a rotina de muitos desportistas, como o cavaleiro Rodrigo Pessoa que contará com o cavalo Status, que vem saltando nos últimos tempos, além de Jordan II, que adquiriu no ano passado para ter mais uma opção nas Olimpíadas.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Por Que Não Viajas a Cavalo?

Você que gosta de natureza e animais, frequenta o campo, e que dentre os animais, o cavalo é o seu preferido:
-Por que não pega a trilha e sai numa viagem com o seu veículo preferido?
-Por que não descobrir o Brasil e várias partes do mundo a cavalo?

Cavalhadas no Nordeste (Alagoas): uma tradição que resiste ao tempo

Como sabemos são muitas as tradições que envolvem cavalos e cavaleiros, algumas delas vindas de épocas medievais e até hoje muito presentes em festas populares, como é o caso das Vaquejadas e Cavalhadas. O testemunho dos primeiros cronistas aponta as Cavalhadas no Nordeste como os primeiros acontecimentos folclóricos a cavalo, no Brasil.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!