Os Cavalos da Gruta de Lascaux

Os Cavalos da Gruta de Lascaux

Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pela suas pinturas rupestres.

A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, entre outros animais, permite pensar tratar-se de um santuário. As investigações levadas a cabo durante os últimos decénios permitem situar a cronologia das pinturas no final do Solutrense e princípio do Madalenense, ou seja, 17.000 anos AP. Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos, levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.

A gruta fica no Périgord, na comuna de Montignac (Dordonha), a quarenta quilômetros a Sudeste de Périgueux.

Abre-se sobre a margem esquerda do rio Vézère, numa colina calcária do Cretáceo superior. Contrariamente a muitas outras cavernas da região, a de Lascaux é relativamente «seca». Em efeito, uma camada de argila impermeável isola-a de qualquer infiltração de água, impedindo novas formações de concreções calcárias, etc.

Foi descoberta a 12 de Setembro de 1940 por quatro adolescentes: Marcel Ravidat, Jacques Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas, que avisaram ao seu antigo professor, Léon Laval. O pré-historiador Henri Breuil, refugiado na zona durante a ocupação nazi, foi o primeiro especialista que visitou Lascaux, em 21 de Setembro de 1940, em companhia de Jean Bouyssonnie e André Cheynier. H. Breuil foi também o primeiro em autenticá-la, descrevê-la e estudá-la

A caverna foi classificada entre os monumentos históricos da França desde o mesmo ano da sua descoberta, a 27 de Dezembro de 1940.

Em Outubro de 1979, foi incluída no Patrimônio Mundial da UNESCO, com outros sítios e grutas ornamentadas de um vale 


Fonte: Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lascaux

Anterior Viagem ao Fim do Mundo
Próximo Viajes a Caballo

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

7 Dicas que Valem a Viagem

Aprendi com a experiência que várias medidas preventivas simples podem valer a viagem, já que a ocorrência de alguns problemas que a principio parece não ter gravidade estraga toda a nossa programação.

Textos Editoriais Leia e comente!

Qual o Tamanho da Sua Sela?

Não sei vocês, mas tenho uma séria dificuldade em definir se a sela que estou vendo na loja serve para mim ou não. Da mesma forma, quando vejo os tamanhos das selas a venda nas lojas virtuais fico perdida no meio das polegadas.

Tropeirismo Leia e comente!

O Tropeirismo – Cavalos & Muares na América

TROPEIRISMO é o primórdio dos deslocamentos mais longos com muares e cavalos em todo o mundo, e teve um grande papel na economia e nascimento de cidades no início do Brasil Colônia.
Ainda hoje, em muitas regiões do país não se trata apenas de uma tradição ou folclore, e sim da manutenção da prática pela necessidade em áreas longícuas, como o Pantanal.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!