Peso do cavaleiro versus Saúde do cavalo!

Peso do cavaleiro versus Saúde do cavalo!

 Por Jacira Omena*

 

Sabemos que o sobrepeso e a obesidade são o grande problema do nosso século. Os percentuais da população com esse problema não para de crescer desde a década de 80. No Brasil, já atinge 51 % da população acima dos dezoito anos.

E claro, esse problema veio parar no meio equestre. Na Inglaterra, 32% dos equitadores estavam acima do percentual de 15% (peso do equitador/peso do cavalo), considerado ótimo.

Perguntas não faltam diante dessas informações:

Qual o peso adequado do equitador em relação ao seu cavalo?

Trabalho da Universidade de Ohio, 2008, avaliou vários indicadores enquanto os cavalos faziam exercícios carregando 15, 20, 25 e 30 por cento do peso do seu corpo.

 Foram observadas alterações importantes na musculatura, respiração, frequência cardíaca e temperatura quando o percentual de peso carregado atingiu os 25% do peso do cavalo.

Baseado nessas informações, entre outras, foram criados parâmetros de referência de adequação de carga que levam em conta a relação percentual do peso do equitador e cavalo.

Podemos utilizar os seguintes parâmetros – Relação peso do equitador/cavalo – para avaliar a adequação do nosso peso ao do nosso cavalo:

– Abaixo de 15% – Ótimo

– Entre 15 e 19% – Satisfatório

– Igual e superior a 20% – Risco para a saúde animal.

Exemplo:

Vamos considerar que um cavalo adulto pesa em média 500 quilos, então o peso ótimo do equitador para esse cavalo deve ser de 75 quilos, considerando o percentual de 15%.

O que acontece quando o cavalo é sobrecarregado?

Vimos acima que quando sobrecarregamos o cavalo, ele responde com alterações imediatas, tais como alteração na contratura muscular, edema, sobrecarga respiratória e cardíaca, além de aumento da temperatura.

Os problemas não param por aí!

Fadiga e lesões musculares, perda de força muscular, deformidades do esqueleto, problemas de andamento e desempenho, mal comportamento e redução da expectativa de vida.

 Portanto, vale a pena nos preocuparmos e ficarmos atentos a essa questão para o bem-estar animal.

 
Anterior Descanso e Pernoites
Próximo Conheça nossos cavalos - Tropa de Fé

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Fotografia Leia e comente!

Fotos que se destacam – Por Heleno Clemente

Viajar a cavalo com a ideia de fotografar “de tudo um pouco” pode ser um grande desafio. Paisagens, pessoas, animais, ambiente, tudo é motivo de inspiração. Para os não profissionais, o maior desafio é fotografar bastante sem ser repetitivo.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Muito Peso para Pouco Cavalo!

Esse assunto no meio equestre deve ser tratado sob a óptica da saúde e bem-estar animal, e não sob a visão estética e modismo.

Raças de Cavalos 1 Comentário

Mangalarga – Mineiro ou Paulista?

Mangalarga, Mangalarga Paulista, Mangalarga Marchador, Mangalarga Mineiro – São os tantos nomes que surgiram para designar e diferenciar as duas vertentes do Cavalo Mangalarga, surgido no Sul de Minas, na região de Cruzília e Baependi.

1 Comentário

Deixe um comentário