Peso do cavaleiro versus Saúde do cavalo!

Peso do cavaleiro versus Saúde do cavalo!

 Por Jacira Omena*

 

Sabemos que o sobrepeso e a obesidade são o grande problema do nosso século. Os percentuais da população com esse problema não para de crescer desde a década de 80. No Brasil, já atinge 51 % da população acima dos dezoito anos.

E claro, esse problema veio parar no meio equestre. Na Inglaterra, 32% dos equitadores estavam acima do percentual de 15% (peso do equitador/peso do cavalo), considerado ótimo.

Perguntas não faltam diante dessas informações:

Qual o peso adequado do equitador em relação ao seu cavalo?

Trabalho da Universidade de Ohio, 2008, avaliou vários indicadores enquanto os cavalos faziam exercícios carregando 15, 20, 25 e 30 por cento do peso do seu corpo.

 Foram observadas alterações importantes na musculatura, respiração, frequência cardíaca e temperatura quando o percentual de peso carregado atingiu os 25% do peso do cavalo.

Baseado nessas informações, entre outras, foram criados parâmetros de referência de adequação de carga que levam em conta a relação percentual do peso do equitador e cavalo.

Podemos utilizar os seguintes parâmetros – Relação peso do equitador/cavalo – para avaliar a adequação do nosso peso ao do nosso cavalo:

– Abaixo de 15% – Ótimo

– Entre 15 e 19% – Satisfatório

– Igual e superior a 20% – Risco para a saúde animal.

Exemplo:

Vamos considerar que um cavalo adulto pesa em média 500 quilos, então o peso ótimo do equitador para esse cavalo deve ser de 75 quilos, considerando o percentual de 15%.

O que acontece quando o cavalo é sobrecarregado?

Vimos acima que quando sobrecarregamos o cavalo, ele responde com alterações imediatas, tais como alteração na contratura muscular, edema, sobrecarga respiratória e cardíaca, além de aumento da temperatura.

Os problemas não param por aí!

Fadiga e lesões musculares, perda de força muscular, deformidades do esqueleto, problemas de andamento e desempenho, mal comportamento e redução da expectativa de vida.

 Portanto, vale a pena nos preocuparmos e ficarmos atentos a essa questão para o bem-estar animal.

 
Anterior Descanso e Pernoites
Próximo Conheça nossos cavalos - Tropa de Fé

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Marwari – O Cavalo Divino do Rajastão

Originados no nordeste da Índia, na fronteira com o Afeganistão, os Marwari eram considerados animais sagrados. Estavam acima da natureza e dos homens, inclusive dos Rathore Rajput, clã que dirigia toda a região.

Santiago de Compostela – Bruna e Rodrigo Cunha – Alegria Peregrina

Bruna é quem responde as minhas perguntas sobre a viagem a cavalo que acabamos de fazer para Santiago de Compostela. Mas, consigo ouvir o Rodrigo dizendo de imediato “Tô dentro!”.
Os muitos Hahahahahahahaha que pontuam as suas respostas foram os mesmos que ouvi tantas vezes ao meu lado em uma simples conversa, em frente ao meu cavalo na trilha, e em tantas conversas com todos os outros amigos que estavam a peregrinar pelo Caminho.
Viajar a cavalo tem dessas coisas, nunca é apenas uma viagem, na maioria das vezes fazemos amigos para a vida a fora em meio a risadas e relaxantes musculares!

Sela & Cia Leia e comente!

Selas – Que tipos?

Que tipos de selas encontramos por aí?
Muitas, diria eu. Quase infinito os tipos de selas que encontramos em cada localidade onde se cavalga. Influências e materiais diversos. Cada uma com sua explicação histórica e de costumes.

1 Comentário

Deixe um comentário