Peso do cavaleiro versus Saúde do cavalo!

Peso do cavaleiro versus Saúde do cavalo!

 Por Jacira Omena*

 

Sabemos que o sobrepeso e a obesidade são o grande problema do nosso século. Os percentuais da população com esse problema não para de crescer desde a década de 80. No Brasil, já atinge 51 % da população acima dos dezoito anos.

E claro, esse problema veio parar no meio equestre. Na Inglaterra, 32% dos equitadores estavam acima do percentual de 15% (peso do equitador/peso do cavalo), considerado ótimo.

Perguntas não faltam diante dessas informações:

Qual o peso adequado do equitador em relação ao seu cavalo?

Trabalho da Universidade de Ohio, 2008, avaliou vários indicadores enquanto os cavalos faziam exercícios carregando 15, 20, 25 e 30 por cento do peso do seu corpo.

 Foram observadas alterações importantes na musculatura, respiração, frequência cardíaca e temperatura quando o percentual de peso carregado atingiu os 25% do peso do cavalo.

Baseado nessas informações, entre outras, foram criados parâmetros de referência de adequação de carga que levam em conta a relação percentual do peso do equitador e cavalo.

Podemos utilizar os seguintes parâmetros – Relação peso do equitador/cavalo – para avaliar a adequação do nosso peso ao do nosso cavalo:

– Abaixo de 15% – Ótimo

– Entre 15 e 19% – Satisfatório

– Igual e superior a 20% – Risco para a saúde animal.

Exemplo:

Vamos considerar que um cavalo adulto pesa em média 500 quilos, então o peso ótimo do equitador para esse cavalo deve ser de 75 quilos, considerando o percentual de 15%.

O que acontece quando o cavalo é sobrecarregado?

Vimos acima que quando sobrecarregamos o cavalo, ele responde com alterações imediatas, tais como alteração na contratura muscular, edema, sobrecarga respiratória e cardíaca, além de aumento da temperatura.

Os problemas não param por aí!

Fadiga e lesões musculares, perda de força muscular, deformidades do esqueleto, problemas de andamento e desempenho, mal comportamento e redução da expectativa de vida.

 Portanto, vale a pena nos preocuparmos e ficarmos atentos a essa questão para o bem-estar animal.

 Leia os artigos já publicados sobre o assunto:

Gordinhos também podem cavalgar? 

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/297/Gordinhos_Tamb%C3%A9m_Podem_Cavalgar?

Quanto peso o cavalo pode carregar?

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/298/Quanto_Peso_o_Cavalo_Pode_Carregar?

Como Calcular o Peso do Seu Cavalo sem Balança?

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/299/Como_calcular_o_peso_do_seu_cavalo_sem_balan%C3%A7a?

Muito Peso para Pouco Cavalo!

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/306/Muito_Peso_para_Pouco_Cavalo

Adequação de Sela e Condutores Acima do Peso.

http://www.viajaracavalo.com.br/Post/65/ADEQUA%C3%87%C3%83O_DE_SELA_E_CONDUTORES_ACIMA_DO_PESO– Viajar a Cavalo: Um Guia Passo a Passo

 
Anterior Campolina Marchador - A Raça
Próximo A Origem do Cavalo Nordestino

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 216 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Efeitos do Peso Sobre o Cavalo

Assista isso, e nunca mais você montará diretamente do chão novamente!

Saúde Animal Leia e comente!

Adequação de Sela e Condutores Acima do Peso

Todos os cavaleiros e cavalos irão se beneficiarem de uma sela adequada. No entanto, as pessoas mais pesadas (refiro-me aqui as mulheres com peso acima de 80 quilos, e os homens com peso acima de 110 quilos) muitas vezes enfrentam uma gama diferente de desafios na busca de uma sela que se adeque a si, bem como aos seus cavalos.

Saúde Animal Leia e comente!

Quanto Peso o Cavalo Pode Carregar?

Trabalhos mais recentes foram além, e trouxeram resultados e recomendações mais precisas. Como o da Universidade de Ohio, 2008, que avaliou vários indicadores enquanto os cavalos faziam exercícios carregando 15, 20, 25 e 30 por cento do peso do seu corpo.

1 Comentário

Deixe um comentário