Por que Usar Capacete?

Por que Usar Capacete?

Foto: Jacira Omena

 

Por Jacira Omena*

 

Em minhas viagens a cavalo sempre me deparo com essa questão.

 E posso já adiantar – Tenho um capacete, mas não uso.

 Pronto, falei! Mas, não quero ser um exemplo e nem advogar a causa pelo não uso, já que tenho consciência sobre seus benefícios.

 Mas, tenho algumas convicções muito fortes sobre o assunto que passam pela liberdade pessoal, pela espontaneidade e naturalidade envolvidos nos prazeres da vida, pelas minhas raízes e por uma visão um pouco anárquica da vida onde não permite que em todos os aspectos dela possuam tantas regras. 

Foto: DOmena

Foto: DOmena

Porém, vou deixar para tratar sobre esse assunto, mais tarde, em outra publicação específica.

 Voltando ao assunto inicial, dependendo do país que eu vou e principalmente das nacionalidades que compõem o grupo, as pessoas se dividem entre as que usam e as que não usam e, aquelas que usam de vez em quando.

 Sem tomar como base nenhuma estatística, posso afirmar pela minha observação, que o uso de capacete é disseminado entre os europeus, muito pouco entre os norte-americanos e praticamente nada entre os latinos americanos, incluindo o Brasil. 

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena  –  Brasileiros – Pantanal – Brasil

 Nas viagens a cavalo pela América Latina e do Norte, operadores em suas fichas técnicas de exigências colocam que o uso é altamente recomendável, apesar de não obrigatório. Donos de operadoras e guias usam suas boinas, chapéus e sombreiros como é de tradição local.

Foto: Jacira Omena

Foto: cedida por Mozart Brandão Barros –  Cavaleiros em Alagoas – Caminhos do Imperador

 Já pela Europa, o capacete é recomendável, obrigatório, e muitas vezes não é dada a opção de você assumir a responsabilidade, por contrato, pelo não uso. 

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena  –  Grupo internacional em viagem pela Índia.

 Já em relação aos integrantes dos grupos de viagens, a quase unanimidade dos americanos, incluindo os provenientes dos EUA e os latinos, não usa capacete.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena  – Grupo internacional na Costa Rica

 Entretanto, em muitas viagens encontrei vários participantes de origem europeia que deixaram de lado seus capacetes para usarem chapéus tipo “caubói”, livremente. 

Sempre tenho a curiosidade de saber o porquê dessa aparente contradição.

E obtive muitas vezes como resposta – haviam procurado viajar pela América do Sul exatamente pela natureza vasta e pelo estilo de viagem a cavalo mais próximo daquelas dos pioneiros e colonizadores. Ou seja, como os exploradores, colonizadores e cowboys fizeram um dia, gostariam de desbravar cenários, livremente, sem amarras e leis ditadas pelos funcionários de seguradoras, operadoras e estatísticos. Claro, que por sua conta e risco!

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena –  Grupo franceses – Argentina

 No Brasil, a não ser em alguns ambientes, e durante práticas esportivas, o uso de capacete é pouco frequente, apesar da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ter normatizado o seu uso quando aborda a atividade de turismo equestre. 

E quanto aos acidentes?

Afinal é devido a isso e por causa disso que essa prática é advogada.

É menor e menos grave na Europa onde o uso é mais disseminado?

É em maior número e de maior gravidade nas Américas onde o uso é de alguma forma incipiente?

O que falam as estatísticas?

Em que situações ocorrem os principais acidentes a cavalo?

Falaremos disso em outras publicações sobre esse mesmo tema.

Aguardem e acompanhem!

Anterior Kit de 1° Socorro
Próximo Embarcando Cavalos

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Raças de Cavalos Leia e comente!

Cavalos Domesticados – Quantas vezes?

Os cavalos têm sido utilizados pelos seres humanos durante os últimos 5 mil anos. Hoje é difícil saber quando e onde os nossos antepassados domesticaram cavalos pela primeira vez.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Como Começar a Viajar a Cavalo?

Para que você não pense que a única forma de começar é num Carrossel, vou falar um pouco sobre isso com informações práticas e diretas.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Estribo

De um simples apoio para o pé a um acessório voltado para a guerra!
Com o pé encaixado no estribo o cavaleiro passou a galopar e a manejar armas ao mesmo tempo.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!