Operadores de Viagem a Cavalo

Quais as diferenças entre uma agência e uma operadora de viagem a cavalo? Quais as estruturas de pessoal e serviço envolvidas em cada uma dessas duas atividades? Devo entrar em contato diretamente com uma operadora? Devo utilizar apenas os servições de uma agência?

Acho que cabe aqui, inicialmente, lembrar a diferença entre o que são passeios, cavalgadas e viagens a cavalo. As duas primeiras atividades têm curta duração; baixa a média complexidade logística e são promovidas por estábulos, hotéis- fazendas, centros equestres e associações.

Já a Viagem a Cavalo - cavalgada de mais de um dia - tem maior duração; média a alta complexidade logística e é organizada por operadoras de turismo equestre, mas, muitas vezes também por clubes de cavalos de sela e associações. Algumas fazendas no Brasil e Ranchos no exterior promovem cavalgadas de mais de um dia de duração. Porém, as Operadoras de turismo equestre são mais especializadas nesse tipo de programação.

As agências trabalham comercializando programas elaborados por parceiros ou itinerários próprios. Não importa qual seja o caso, ela é inteiramente responsável pelo produto que vende. Empresas qualificadas interveem e exigem a aplicação de critérios rígidos na operação dos seus parceiros locais como condição para a comercialização dos seus programas. As exigências contemplam a qualidade e saúde dos animais, as condições das selas e dos arreios, a disponibilização de equipamentos de segurança, os serviços oferecidos e a forma de gerenciamento do negócio.No exterior, principalmente Europa, África e EUA, o setor é mais organizado e profissionalizado. Existe uma preocupação muito grande com a segurança. Os representantes das empresas oriundas desses países viajam por todo o mundo prospectando novos roteiros, ao mesmo tempo em que checam as condições de serviço prestadas pelos parceiros já estabelecidos. Muitas parcerias são desfeitas em razão de reclamações repetidas feitas por usuários.

Algumas agências nacionais e outras internacionais têm em suas páginas na internet uma enorme variedade de roteiros em inúmeros destinos mundo a fora. Eles contemplam os diversos gostos, habilidades e bolsos. São agencias que comercializam os roteiros de operadoras locais.

Operadoras locais, nacionais e internacionais são aquelas que efetivamente criam e executam os roteiros. Ou seja, colocam a mão na massa. Têm suas equipes e seus cavalos, são conhecedoras do local e fazem toda a organização e logística da viagem. Muitas vezes operam exclusivamente na região e fazem diversos itinerários dentro da mesma área. Vendem suas programações para as agências nacionais (do próprio país) e internacionais, mas também, com frequência, comercializam diretamente os seus roteiros nas suas páginas na internet.

Viajaracavalo é uma operadora nacional de turismo equestre - segmento viagem a cavalo - que tem suas equipes e tropas próprias de cavalos especialzadas e dedicadas as suas programações em diversas partes do Brasil. E trabalha como agência comercializando suas próprias programações e de parceiros. Atualmente, algumas de suas programações são vendidas internacionalmente através de agências internacionais, como Travessia Country Mar e Cânions do Velho Chico.

LEIA TAMBÉM

project

Que calça usar?

A calça clássica de prática de equitação, o tão europeu culote, tem origem num país muito distante daquele continente, mas com uma estreita relação histórica. Conhecido também como JODHPURS e BREECHES, o culote da forma como se conhece surgiu na Índia.

LEIA.MAIS