Qual o Tamanho da Sua Sela?

Qual o Tamanho da Sua Sela?

Foto: Taliesin

 

Por Jacira Omena*

 

Não sei vocês, mas tenho uma séria dificuldade em definir se a sela que estou vendo na loja serve para mim ou não. Da mesma forma, quando vejo os tamanhos das selas a venda nas lojas virtuais fico perdida no meio das polegadas

Nos passeios curtos na fazenda esse problema aparecia pela minha frente quando no outro dia sentia aquela dorzinha incomodando em algum lugar. Nas viagens mais longas isso tinha cada vez mais repercussão, já que não havia possibilidade de recuperação. 

Falo um pouco sobre isso no meu livro – VIAJAR A CAVALO: UM GUIA PASSO A PASSO.

Tão importante quanto a adequação da sela ao cavalo, é a adequação da sela ao cavaleiro e amazona.


Qual a sela mais apropriada para mim? 

Qual o melhor tipo de sela para Viajar a Cavalo? 

Uma vez inventada, ela vem sofrendo mutações ao longo dos anos de acordo com a sua utilização e evolução de matéria prima. 

Existe algum consenso quanto às características mais adequadas que a sela deve ter para cada tipo de cavalo, pessoa e atividade.

A primeira adequação da sela tem que ser ao cavalo. Tem que ter tamanho e estrutura certas que levem conforto e liberdade de movimentos, sem causar dor, machucados e ferimentos durante os deslocamentos. 

A segunda adequação da sela é ao cavaleiro. Tem que ser proporcional à sua estrutura física.

E a terceira adequação da sela é a atividade praticada e a duração dela. O design tem que proporcionar, essencialmente, segurança e conforto durante toda a atividade. 

Da mesma forma que respondi a pergunta quanto ao tipo de cavalo mais adequado a cada pessoa; a sela mais adequada a você é a similar à que você habitualmente usa para cavalgar. É a que o seu corpo e estilo estão adaptados a ela. 

 As selas mais utilizadas nos percursos de turismo equestre são versões do tipo WESTERN, INGLESA E AUSTRALIANA – CRIOULA – MCLELLAN – PORTUGUESA – ESPANHOLA – CHARRO MEXICANA – COSTARRIQUENHA – ISLANDESA – CANADENSE. 

Em cada localidade, devido aos costumes, raças de cavalos e atividades praticadas, existem um tipo original de sela e/ou versões de algumas das selas mais conhecidas pelo mundo a fora. Portanto, a variedade é imensa. 

Alguns especialistas consideram as versões das selas Western e Australianas como os melhores modelos para Viajar a Cavalo. Protege o cavalo e cavaleiro, e distribui o peso mais uniformemente sobre o dorso do animal. Além disso, a forma e profundidade do seu assento torna-a mais segura para todo tipo de terreno, e muito boa para iniciantes pela maior estabilidade que propicia. Várias selas típicas de diversas regiões do mundo apresentam esse mesmo aspecto. 

Sei que há várias formas de você encontrar a resposta para essa pergunta – QUAL O TAMANHO CERTO DA MINHA SELA?

Encontrei uma que gostaria de compartilhar com vocês, pois a achei bastante simplificada. Será que funciona? Vou testar essa semana e conto para vocês!

Vejam abaixo!

1. Sente-se com os pés apoiados no chão, de modo que sua panturrilha e coxa estejam em um ângulo reto.

2. Use a fita métrica para medir ao longo da lateral da perna, da parte de trás do seu traseiro para a frente de seu joelho. Isso ditará qual o tamanho da sela a tentar primeiro.

Se a sua perna mede menos de 16,5 “, use uma sela de 15”.
Se a sua perna é de 16,5 “a 18,5″, use uma sela 16”.
Se a sua perna é de 18,5 “a 20”, use a sela 16,5 “. 
Se a sua perna é de 20 “a 21,5″, use uma 17”.
Se a sua perna é de 21,5 “a 23″, use a 17,5”.
Se a sua perna mede mais de 23 “, use uma sela de 18”.

Meça a distância indicada pela seta verde!
3. Experimente a sela de algum amigo. 
4. Sente-se na sela correspondente à sua faixa de tamanho. Veja se você consegue colocar três ou quatro dedos sobre a parte de trás da sela, atrás de você, antes de sua mão ficar fora da sela. 
5. Solte suas pernas, os estribos e veja se eles caem naturalmente e confortavelmente ao seu lado.
6. A tabela acima indica qual sela é mais apropriada para cada pessoa, mas ao final o objetivo é ter conforto, então teste uma sela um pouco maior ou menor e sinta qual lhe cabe melhor!

Consulte o conversor de medidas abaixo!

http://www.metric-conversions.org/pt-br/comprimento/polegadas-em-centimetros.htm


Fonte: BLOG – Horseshop – www.horseshop.com.br

Fonte: LIVRO – VIAJAR A CAVALO: UM GUIA PASSO A PASSO. Autora: Jacira Omena
Anterior Fotografo, Logo Existo
Próximo Cavalgadas: Conceitos e Organização

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

História, Arte & Literatura Leia e comente!

Qual a Cor do Cavalo Branco de Napoleão?

A anedota sobre “a cor do cavalo branco de Napoleão” provavelmente foi inspirada em uma das imagens mais famosas do imperador francês, o quadro Napoleão Cruzando os Alpes, pintado por Jacques Louis David. Na tela, ele aparece todo estiloso, empinando um belo cavalo branco.

Guias e tutoriais 1 Comentário

Andamento?

O que quer dizer – andamento?
– O que faz o cavalo ser macio e confortável?
– Quais as raças de cavalo que têm essa marcha confortável?
– Existe uma marcha ideal?

Guias e tutoriais Leia e comente!

Hyde Park Stables – Cavalgada pela Trilha dos Reis

São 5 milhas de trilha em torno do lago Serpentine. Hyde Park é sinônimo de cavalo há mais de 300 anos, desde que Henrique VII, da Casa Tudor, o usava para praticar caça. Rotten Row (Caminho do Rei) é o caminho mais famoso por ligar o palácio de Buckingham ao de Kensington ao sul do parque.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!