Cavalgar – Com que roupa eu vou?

Cavalgar – Com que roupa eu vou?

A moda Country: um estilo que conquistou o mundo

Por Vanessa Omena*

 

Cavalgar é preciso!

 

No artigo – Com que roupa eu vou? “Calças” (publicado em 27 de março de 2015) –  a autora do livro Viajar a cavalo: Um Guia Passo a Passo, e editora-chefe da página Viajar a Cavalo, a amazona Jacira Omena, escreveu que nas cavalgadas não existe obrigatoriedade quanto a um tipo ou outro de calça a ser usada, ressaltando, no entanto, que o que existe é a recomendação por uma roupa cômoda e resistente, que propicie conforto e segurança durante o deslocamento do trajeto. Afinal, ficar tantas horas montado em um cavalo não é o mesmo que caminhar com suas próprias pernas.

A verdade é que, de acordo com a atividade praticada e as influências culturais de cada região ou país, as vestimentas usadas para quem lida com cavalos, seja no trabalho, esportes ou em cavalgadas, tem algumas peculiaridades que reforçam uma tradição que vem de longe.

O que sabemos é que o mundo da moda se inspira nessa diversidade do mundo equestre para fazer lançamentos que terminam caindo no gosto de quem vive no meio rural, ou mesmo de quem, mesmo não convivendo de perto com esses animais, é amante de cavalos e do ambiente rural, com suas festas e tradições. Algumas marcas, inclusive, terminam se tornando exclusivas neste mercado, ditando tendências, estampas e originalidade que reforçam a imagem country, muitas vezes inspiradas no cowboy/caubói americano, figura que ganhou destaque nos filmes de faroeste americano.

No Brasil, país de grande dimensão territorial e misturas culturais, o jeito de se vestir do vaqueiro/ boiadeiro, ou cowboy, acompanha essas tradições, embora, de um modo geral, predomina o uso de calça jeans e de tecidos similares, o que ocorre também em outros países da América Latina, a exceção em regiões mais ao sul do continente, como chile, Argentina e Sul do Brasil, onde se utiliza variações da Bombacha, indumentária típica da região.

cavalgar roupa

Foto: César Teixeira

 

 

 

Anterior Cavalos Domesticados - Quantas vezes?
Próximo Nordeste - Cavalgar, com que roupa?

Sobre o Autor

Vanessa Omena
Vanessa Omena 22 posts

Jornalista e escritora

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais 1 Comentário

A Origem do Cavalo Nordestino

O Cavalo Nordestino é originado diretamente do Barbo também chamado de Bérbere ou Norte-Africano.

Gastronomia Leia e comente!

Comida de Viajar a Cavalo – Feijão Tropeiro

Depois de cavalgar seguidamente por umas 3 horas, logo na minha primeira manhã do primeiro dia de minha viagem a cavalo, parei para almoçar no pouso da Fazenda Ventura. E lá me esperava uma “matula” vinda da Fazenda Roseta. Dentro dela? Um perfumado Feijão Tropeiro

Guias e tutoriais Leia e comente!

Marwari – O Cavalo Divino do Rajastão

Originados no nordeste da Índia, na fronteira com o Afeganistão, os Marwari eram considerados animais sagrados. Estavam acima da natureza e dos homens, inclusive dos Rathore Rajput, clã que dirigia toda a região.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!