Santiago – Santo e Guerreiro

Santiago – Santo e Guerreiro

Santiago de Compostela

Por Jacira Omena*

Dia de Santiago – 25 de julho!

Imagine que São Jorge não é o único Santo Cavaleiro!

Existe outro que também foi guerreiro e goza de fama de enorme valentia. É ele:

São Iago, São Jacó, São Tiago – Santiago

Sim, Santiago, um dos doze apóstolos de Jesus, irmão de João Evangelista e também conhecido como Tiago, O Maior pela proximidade com Jesus.

Mas também, ele é conhecido por Santiago Mata-Mouros, patrono da Espanha e dos Cavaleiros.

santiago-casado-del-Alisal--644x362

Conhecido como Santiago de Compostela, também!

Tantos São “Tiagos” em um só!

Quem foi Santiago?

Nasceu na Palestina, era pescador até o dia que Jesus o convocou a ser apóstolo juntamente com o seu irmão João Batista.

Peregrinou pelo mundo, incluindo a Península Ibéria, levando a palavra de Jesus até que foi torturado e decapitado por Herodes Agripa em Jerusalém. Seu corpo foi traslado em um barco até a Galícia, onde começa uma outra história que iremos contar aqui.

Por que é o Patrono da Espanha e dos Cavaleiros?

Conta a história, também envolvida em lenda, que no século nove na Península Ibérica dominada pelos Mouros, existia um imposto chamado “ O Tributo da Cem Donzelas” decorrente de um acordo de não agressão pelos Sarracenos e seus antecessores com os Reis das Astúrias. Ocorre que o Rei Ramiro I, em 844, se negou a continuar acatando esse tributo que ordenava que os Reis das Astúrias deveriam enviar anualmente a Córdoba (sede do reino Sarraceno) cem donzelas, sendo 50 de origem nobre e as outras plebeias.

Envergonhado, Ramiro I resolveu acabar com aquilo e formou um exército poderoso para atacar os Sarracenos. Lançou-se contra eles em Albelda (Logroño), porém, sofreu uma derrota tão dura que teve que se refugiar a 17 quilômetros dali, em Clavijo, com os poucos homens que restaram.

Naquela mesma noite, em sonho, Santiago apareceu a Ramiro para anunciar que no dia seguinte iria lutar junto a ele contra os Mouros.

Eis o anúncio:

“Nosso Senhor Jesus Cristo repartiu todas as províncias da terra entre os apóstolos, e me deu a Espanha para que eu a protegesse. Rei Ramiro, reza e seja bem forte e firme em suas ações! Sou Santiago e digo em verdade que tú vencerás amanhã esses Mouros com a ajuda de Deus”.

Mesmo esgotado, o exército cristão lançou-se contra os mouros sem temor, convencidos da vitória, garantida pela presença de Santiago junto a eles, anunciada pelo rei.

A batalha começada, já parecendo perdida, eis que surge um cavaleiro desconhecido, em cima de um cavalo branco, portando um resplendor e brandindo uma espada de prata. Em um pestanejar, sua espada decapitou dezenas de milhares de inimigos de uma só vez. Daí – Santiago, Mata-Mouros.

Santo Guerreiro!

Esse foi o primeiro relato de interseção do santo em batalhas na Espanha, mas não o último. Multiplicaram-se em toda a Península a ocorrência de “ajuda” do Santo em entraves dos cristãos contra os Mouros. A lenda se mistura com a história oficial quando uma interseção de Santiago aparece no Códice Calixtino, onde descreve a ajuda do santo a Fernando I na Batalha de Coimbra, 1064 – A Reconquista.

Santiago, como eu disse antes, também é o Santiago de Compostela, o do famoso caminho. 


Fonte: www.abc.es

 

 

 

 

 

Anterior Charge do Mês de Julho – Viajar a Cavalo
Próximo A Moça que o Cavalo Derrubou.

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Raças de Cavalos Leia e comente!

Cavalo de Viajar a Cavalo – Mangalarga

Vamos falar de Mangalarga! A raça de cavalo mais popular do Brasil. Mas de que Mangalarga estamos falando?

Guias e tutoriais Leia e comente!

Qual a média das idades dos participantes de Viagens a Cavalo?

Descobri muito cedo quando comecei a fazer viagens a cavalo, que era melhor eu ignorar essa pergunta.

Textos Editoriais Leia e comente!

Como Calcular o Peso do Seu Cavalo Sem Balança?

Claro que a forma mais precisa é utilizando uma balança. Mas, nem todo mundo tem uma ou muitas vezes não estamos perto dela.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!