Santuário de N.S. Aparecida – Viajar a Cavalo

Tropeiros da Fé

Por Jacira Omena*

 

No dia 21 de novembro de 2016, faltando cinco minutos para as três horas da tarde, ainda nas terras pertencentes a Guaratinguetá, do alto, avistamos a frente a imponente construção do templo do Santuário de N.S. de Aparecida – A Basílica.

Éramos três montados a cavalo, vindos de terras não tão distantes, com um único objetivo de chegar ao destino que já se aproximava.

A emoção vem na forma de um arrepio, e na vontade de fazer perdurar aquele primeiro momento.

Ainda tem chão pela frente! Mas, já deixamos muito para trás! Que caminho!!!

Saímos de Baependi, cidade mais antiga da região, mais conhecida por ser a terra da beata milagreira Nhá Chica. E foi com certeza sobre a sua benção que saímos da Fazenda da Roseta, nas suas cercanias, em direção a Aparecida, já sob a sua proteção.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

As paisagens singulares e únicas do Sul de Minas

O Sul de Minas é muito conhecido por suas cidades históricas e ligadas ao circuito das águas medicinais, representadas pelas mais conhecidas que são Caxambu e São Lourenço.

Baependi pertence a essa região, e a partir de lá, tomei o caminho que passou também por essas duas cidades.

A região é montanhosa, cheias de fazendinhas de gado de leite e de cavalos mangalargas marchadores.

viajar  a cavalo aparecida 3

Foto: Jacira Omena

Estamos na região da Mantiqueira, terra que chora, o que explica a abundância de muita água descendo das montanhas em forma de cachoeiras e de córregos que margeiam nossos caminhos.

A cada sede de fazenda uma surpresa! Casas e estábulos antigos ainda funcionam na lida diária da pecuária de leite e agricultura de subsistência.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

A medida que avançamos na direção dos limites entre os estados de Minas e São Paulo, a altitude se eleva, clima modifica, e a vegetação já é campos de altitude, com grande presença de araucárias, e plantações de frutas de clima temperado como ameixas e pêssegos.

viajar a cavalo aparecida 7

Foto: Jacira Omena

Por onde passamos nos encantamos com a gentileza dos moradores das fazendas e povoados pelo caminho.

A fé e religiosidade cristã a cada curva

A presença da religiosidade cristã está marcada pelos santuários nas margens das estradinhas. São capelinhas, as vezes nichos, dedicados a vários santos, e com muita frequência a N.S. Aparecida, já que é caminho de romeiros vindos de diversas partes de Minas em direção ao Santuário de Aparecida.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

Éramos viajantes a cavalo em peregrinação, então, a cada visão desses símbolos de fé confirmávamos a vontade de chegar ao nosso destino usufruindo da paisagem e do privilégio de sermos partes daquela jornada.

Um Caminho a Altura da Grandeza do Destino

Posso dizer que o destino foi  Aparecida, mas que o caminho que seguimos até lá não fica nada a dever a grandeza do nosso objetivo.

O caminho tem que estar à altura do destino. Foi esse o caso do caminho que tomamos para chegar a Aparecida, a partir de Baependi. E mais ainda, a companhia tem a maior importância, e também foi esse o caso. Fiz essa viagem a cavalo com Paulo Maciel, Nilene Graciano e Clayton, todos da Fazenda da Roseta. Parceiros nessa oportunidade e em muitas que virão em um futuro muito próximo.

Sonho, vontade e realização

Muitas viagens que faço a cavalo começam com um sonho que transformo, em algum momento, em vontade, pois torna-se mais próxima da realização. Chegar ao Santuário de Aparecida a cavalo já foi um dia um sonho, acabou de se transformar em realidade!

Cheguei! E foi maravilhoso!

aparecida1

Foto: Nilene Graciano

 

 

Anterior Compostela - Peregrino a Cavalo
Próximo Country Mar - O Caminho e o Destino

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Américas Leia e comente!

Wyoming – Terra dos Cavalos Mustang

Esta é a última espécie de cavalos selvagens do continente Americano, e por isso estes cavalos estão protegidos pela lei de estado. Maltratar ou matar um Mustang constitui uma infracção federal nos EUA.

Sua História é a sua Viagem Leia e comente!

Peregrinação a Cavalo

Há algum tempo atrás estive no Santuário de Santo Expedito (SP), e lá fiz uma promessa, a mesma que motivaria uma viagem diferente e especial na minha vida. Prometi que se o pedido que ali fiz fosse alcançado, eu iria da minha casa, em Pompéia (SP), até o Santuário montado em um cavalo, sem dinheiro, sem comida, sem preparar o trajeto e os locais de pouso e tudo que cercaria essa aventura que gosto de chamar de Peregrinação.

Wyoming: Bem-Vindos ao Velho Oeste!

O Estado do Wyoming também é conhecido como ‘Estado dos Caubóis’ pelas tradições equestres, festivais de rodeios, o mito de Bufallo Bill, o ‘Grande Caçador de Búfalos’, e é o habitat dos cavalos da raça Mustang.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!