São Jorge – Santo Cavaleiro e Guerreiro
A lenda de São Jorge e o Dragão
Por Jacira Omena*
A lenda de São Jorge e o Dragão na mais antiga Catedral de Estocolmo
Nas minhas andanças como viajante, nem sempre a cavalo, me deparo com várias situações que aguçam a minha curiosidade e admiração, e que logo tenho vontade de compartilhar. Dessa vez foi na Catedral Luterana de São Nicolas, datada de 1279, a mais antiga da cidade de Estocolmo.
A minha admiração foi diante de uma obra de arte em forma da cena de São Jorge matando o dragão para salvar uma pobre virgem do sacrifício que lhe impunham! A história por trás dessa imagem é tão bonita quanto ela.
Ela foi realizada por Bernt Notke, o mais importante pintor-escultor alemão de sua época. Foi encomendada pelo regente sueco Stent Sture em comemoração à sua vitória sobre o rei da Dinamarca, Christian I, que pretendia tomar de assalto Estocolmo, em 1471.
Supostamente, o rei da Suécia era devoto de São Jorge, e rezou para ele antes da batalha. O certo é que devido a sua devoção, ficou para o resto da humanidade uma das mais bonitas e preciosas representações da lenda de São Jorge e o Dragão, tão exaustivamente reproduzida ao longo da história. Toda feita em madeira, com detalhes de metal, a riqueza de detalhes impressiona.
São Jorge, o santo cavaleiro e guerreiro, que matou o dragão da maldade e salvou a humanidade do mal.
Sobre a verdade e o mito
A verdade é que o santo realmente existiu. Seus pais eram cristãos romanos do centro da Anatólia, atualmente Turquia, especificamente na Capadócia. Sabe-se que entrou para as armas, e tornou-se capitão do exército romano. A partir daí os acontecimentos terrenos se mesclam aos espirituais, ficando difícil separar o mito do real.
A Lenda – São Jorge e o Dragão
A história em torno de São Jorge e o Dragão é contada de diversas formas, mas a considerada “mãe de todas” data do século X, e teria ocorrido na Líbia numa pequena cidade chamada Selinus.
Diz a Lenda que – A pequena cidade tinha um lago onde morava um dragão que soltava fogo e bafo pelas ventas envenenando as terras mais férteis da região. Para aplacar a fúria do dragão, o povo ofertava diariamente dois carneiros. Mas quando os carneiros acabaram, passaram a oferecer seus filhos que eram escolhidos através de sorteio. Um dia, a filhado rei foi escolhida, e ele, desesperado, ofereceu todo o seu tesouro e metade do seu reino para que a sua filha fosse substituída por outra criança, mas o povo recusou. A filha do rei, a princesa, foi enviada ao lago vestida de noiva para alimentar o dragão.
São Jorge passava pelo lago quando avistou a princesa que logo tentou afastá-lo do perigo mandando-o embora. Enquanto isso, o dragão saiu do lago e arremessou-se na direção da princesa. São Jorge, fez o sinal da cruz, empunhou a sua lança e rapidamente jogou o véu da princesa sobre o dragão para confundi-lo enquanto fugia em direção a cidade. Porém, logo, o dragão voltou a persegui-los aterrorizando a população. São Jorge ofereceu-se para matar o dragão se o rei e seu povo se convertesse ao cristianismo. Aceita a proposta, São Jorge matou o dragão.

commons.wikimedia.org
A vitória do bem contra o mal!
A Escultura em Madeira de São Jorge em Estocolmo
Impressiona pelo tamanho, detalhe e perfeição

Foto: Jacira Omena
Como foi encomendada pelo rei sueco (Stern) para comemorar a sua vitória sobre o rei da Dinamarca (Christian I), na cena onde o bem vence o mal, São Jorge é Stern (rei sueco), o dragão é a Dinamarca (Christian I), e a princesa é a Suécia, defendida e salva.
A beleza da obra de Bernt Notke extrapola a crença e a espiritualidade, mas não se distancia dela ao acolher um relicário onde guarda relíquias de São Jorge e outros santos.
Curiosidades: A espada de São Jorge se chamava Ascalon, e Wiston Churchill batizou a sua aeronave pessoal com esse nome, em plena Segunda Guerra Mundial. São Jorge é o santo padroeiro da Inglaterra.
Fonte: Wikipedia
Sobre o Autor
*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.
Você também pode gostar de
Quanto Peso o Cavalo Pode Carregar?
Trabalhos mais recentes foram além, e trouxeram resultados e recomendações mais precisas. Como o da Universidade de Ohio, 2008, que avaliou vários indicadores enquanto os cavalos faziam exercícios carregando 15, 20, 25 e 30 por cento do peso do seu corpo.
Relacionamento Com o Cavalo Exige Confiança e Cooperação
Cavalos precisam confiar primeiro no ambiente, depois nas pessoas e depois nele mesmo.Cavalos precisam confiar primeiro no ambiente, depois nas pessoas e depois nele mesmo. Pessoas, ao contrário, precisam confiar em si, depois no cavalo e depois no ambiente.
Vamos Falar Sobre Segurança!
Ao longo dos anos, tenho recebido notícias de acidentes ocorridos com pessoas que em diferentes partes do mundo, ao tentar usufruir de um passeio a cavalo, sofreram acidentes.
Os acidentes são de várias modalidades e por vezes justificados por diversas situações de falta de previdência e também de simples fatalidade.
Leia e comente!
Nenhum Comentário ainda
Você pode ser o primeiro a comentar esse post!