Sharma Gaponoff – Tevis Cup

Tevis - From the Back of My Horse

Por Jacira Omena

Na última viagem a cavalo internacional que fiz em 2016, para a África do Sul, tive o privilégio de conviver com um dos melhores grupos de viagem a cavalo que já tive.

Mulheres hábeis, fortes de personalidade e com maturidade para aproveitar o convívio de tantas diferenças sobre quatro patas em um ambiente para lá de especial.

O entendimento era fácil mesmo em meio a tantas línguas. A brincadeira fluía com a verve da maturidade e experiência de quem está bem na vida. E a identidade de interesses se encontrava em torno dos cavalos e nas trilhas selvagens que eram percorridas com prazer.

Foi nesse ambiente de ótima convivência que conheci a sorridente e intrépida Sharma – Sharma Gaponoff, da Califórnia, como ela mesmo se apresentou num primeiro instante no aeroporto de Johannesburg quando nos encontramos pela primeira vez.

Começada a viagem a cavalo propriamente dita, já no primeiro dia diante dos cavalos, a cor vibrante de um colete azul e um capacete para lá de futurista me chamaram a atenção. A mulher que os utilizava parecia que sabia o que estava fazendo.

Estava sempre a algumas cabeças a minha frente, então, podia observar o seu espírito de liderança e envolvimento com tudo que estávamos fazendo a respeito das trilhas e dos animais.

Em muitas das minhas fotografias, lá estava Sharma.

Foi em volta do fogo de acampamento e das primeiras refeições do grupo que comecei a saber um pouco mais sobre as pessoas que me acompanhava naquela aventura. E não tinha como não ficar atraída pela história daquela personagem.

Tevis Cup

Foi a primeira vez que eu ouvi falar de Tevis. Não podia ter escutado de uma pessoa melhor!

Sharma não só havia participado e finalizado a prova várias vezes como também escreveu um livro sobre a sua participação com o estimado cavalo árabe Tahoe.

Pude ouvi-la contar de várias maneiras e versões, e perceber o quanto de entusiasmo estava envolvido naquela relação entre Sharma, Tevis e seu cavalo Tahoe. Mal podia esperar o prometido livro que Sharma se ofereceu para me enviar dos EUA. Não iria ser fácil, estava esgotado. Mas ela ficou de tentar encontrar um para me enviar.

Demorou para chegar, mas aqui estou já com ele, e em franca e entusiasmada leitura.

img_20170103_160437741

Nele, Sharma conta a sua trajetória no meio equestre, e como chegou a Tevis após se aposentar de uma bem-sucedida carreira internacional de geóloga na indústria petrolífera.

E mais, numa vibrante narrativa, põe o leitor sobre o lombo do seu cavalo e consegue que ele veja através dos seus olhos e respiração toda energia de estar participando da prova de enduro mais difícil do mundo – as 100 milhas em 24 horas de Tevis, Califórnia. Isso é possível? Sim. Mal comecei a ler, e já posso dizer, que é assim que você se sente ao ler o livro de Sharma, mesmo que esteja sentada no sofá de sua sala de estar.

Agradeço a Sharma a amável dedicatória, e retribuo dizendo que foi um imenso prazer conhece-la!

img_20170103_161130508

Não esqueci o convite para estar com ela ainda este ano em seu Rancho na Califórnia.

Vida longa à paixão de Sharma pelos cavalos e pelas trilhas difíceis que a esperam por aí.


Curiosidade:  Tevis Cup – 100 milhas (257 km) em 24 horas pelas cadeias de montanhas da Sierra Nevada, Califórnia. Considerada a mais desafiante e dura prova de enduro equestre em todo mundo.


Tevis – From the Back of My Horse – By Sharma Lynn Gaponoff

http://sharmagaponoff.com/

 

Anterior Caminho dos Diamantes - A Rotina
Próximo O Caminho e Destino de Santiago de Compostela a Cavalo

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Cabalgata por los Andes Ecuatorianos

Livro de Ignácio Pêrez Arteta que narra uma viagem a cavalo com amigos, entre eles – Gabriel Espinosa, que cruzou o Equador através dos Andes, desde Carchi, na fronteira com a Colômbia, até Macará, na fronteira com o Peru.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Marwari – O Cavalo Divino do Rajastão

Originados no nordeste da Índia, na fronteira com o Afeganistão, os Marwari eram considerados animais sagrados. Estavam acima da natureza e dos homens, inclusive dos Rathore Rajput, clã que dirigia toda a região.

Diários de viagens 2 Comentários

Viagem a Cavalo – Rajasthan/Índia – Pelos Palácios Escondidos – Filme

Ouvi quando o responsável pela agência local disse – preparem as câmeras! Imediatamente me coloquei em estado de atenção e empunhei minha câmera.
O ônibus tomou esse caminho e foi passando por espaços que eram limitados por outras muralhas que se sucediam, átrios após átrios, até chegarmos ao coração do forte, onde nos deparamos com a visão de uma escadaria ladeada por cavalos Marwari montados por indianos em trajes militares com turbantes, empunhando um estandarte com as cores de Dundlod. Tambores rufaram e empregados se alinharam para nos receber.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!