Sobre Equoterapia

Sobre Equoterapia

Foto: Cedida por AEV

 

Por AEV*

 

A Equoterapia é um método terapêutico, holístico, que utiliza os recursos fornecidos pelo cavalo, dentro de uma abordagem interdisciplinar, montado ou não, buscando um desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Ela habilita, reabilita, previne e educa o praticante de forma global.

Com uma abordagem multi e interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, e utilizando o cavalo como instrumento terapêutico, a Equoterapia atua em todos os casos onde há indicação para a prática, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes com deficiências (congênitas ou adquiridas).

 Trata-se de um dos raros métodos, para não dizer o único, que alia simultaneamente o gesto e o movimento.

O cavalo é o único animal que tem no andamento passo, o movimento semelhante à marcha humana (tridimensional, ou seja, para cima e para baixo, para frente e para traz e de um lado para o outro) e o realiza de forma simultânea, ritmada e cadenciada. É ainda, apesar de seu grande porte, dócil, sensível e de olhar expressivo, sendo capaz de trocar afeto com o praticante.

A Equoterpia é Dividida em Várias Etapas:

Alimentação (nessa etapa já é possível observar uma boa interação do praticante com o cavalo, observa-se também uma diminuição da ansiedade, e principalmente um bom relaxamento, uma vez que o som da mastigação do lembra os batimentos cardíacos da mãe quando a criança ainda estava dentro do útero, o que proporciona uma sensação de bem estar, alegria, conforto e aconchego).

Foto: Cedida por AEV

Foto: Cedida por AEV

Foto: Cedida por AEV

Foto: Cedida por AEV

 Escovação (nessa etapa há um grande estímulo sensorial, principalmente tátil, onde o praticante além de trabalhar coordenação e função motora, também trabalha alongamento e fortalecimento. Há ainda uma indescritível troca de sensações entre o praticante e o cavalo, através do cuidar, do dar e receber o carinho, da aceitação e da confiança).

Foto: Cedida AEV

Foto: Cedida pela AEV

Foto: Cedida pela AEV

Foto: Cedida pela AEV

Montaria (onde são trabalhados os tipos de andadura do cavalo: passo, trote ou galope; atividades lúdicas e exercícios específicos, conforme pré-avaliação dos terapeutas e de acordo com a necessidade de cada praticante).

Foto: Cedida pela AEV

Foto: Cedida pela AEV

 Encerramento da Sessão (despedida com afagos como forma de agradecimento).

Foto: Cedida pela AEV

Foto: Cedida pela AEV

Foto: Cedida pela AEV

Foto: Cedida pela AEV

Resultados Alcançados

Após traçados os objetivos a serem alcançados e as condutas de tratamento, o praticante exibe ganhos nos mais diversos níveis:

Nível motor: melhora do equilíbrio, da coordenação motora, da força muscular, do alongamento, da flexibilidade, da agilidade, do relaxamento e da postura.

Nível sensorial: estimulação das funções táteis, proprioceptivas e esquema corporal.

Nível cognitivo: melhora da atenção, concentração, compreensão, autonomia e autoestima.

Nível psicológico: aumento da autoconfiança, autocontrole e comunicação.

Nível social: inserção na sociedade, facilitação do processo de interação com sua família e melhora a qualidade de vida.

“A Equoterapia, contribuí diariamente para grandes conquistas: um sorriso possível, um passo a mais ou uma nova palavra.”


logoaev

Associação de Equoterapia Vassoural (AEV)

CNPJ n. 12.819.386/0001-47

Rodovia Maurílio Biagi, Km 5.5 Tel/Fax 16 3953.1929

Caixa Postal 57 CEP 14180-000 Pontal/S.P

[email protected]

Anterior Viajar a Cavalo na Mídia!
Próximo Coisas do Pantanal - Sopa Paraguaia

Sobre o Autor

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Guias e tutoriais Leia e comente!

Exercícios Para a Preparação Física do Cavaleiro.

A equitação, que além de arte é esporte, requer uma preparação física adequada se quisermos que a relação entre o cavalo e o cavaleiro atinja bons resultados.

Histórias e Tradições Leia e comente!

Tradições Equestres na Europa

Em recente viagem por alguns países da Europa, sem finalidades ou objetivo relacionado ao cavalo, mas sempre com o olhar atento a esse universo, claro que me deparei com várias situações que não pude deixar de documentar, entusiasmar e pensar um pouco a respeito.

Cavaleiros & Amazonas Leia e comente!

Graciosa ou Viril?

No século XIX, a obsessão pela diferença dos sexos não permitiu o desenvolvimento da equitação feminina

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!