Tipos de Estribo

Tipos de Estribo

 

Por Jacira Omena*

 

O Estribo nasceu como uma alça de couro amarrada na sela para apoiar os pés há mais de dois mil anos. Depois evoluiu para aros de metal e propagou-se pela Ásia onde foi bastante importante na formação de exércitos montados e nas conquistas imperiais.

 O apoio e manutenção do equilíbrio durante o galope permitiu o uso de diversos tipos de armas com precisão e destreza tornando os cavalos armas de guerra e os guerreiros mais eficientes.

 Depois de vários séculos foi introduzido na Europa e também fez a diferença na expansão do Império Romano.

 

 viajaracavaloestriboexemplos1

Imagem: jefpat.org

 Nos dias atuais se apresentam em diversos materiais e algumas formas diferentes dependendo da atividade equestre envolvida, países, regiões e tradições.

 O material mais comum é o metal, com variações entre ligas de ferro, aço e mais recentemente alumínio devido a sua leveza.

 O couro usado de forma isolada ou em combinação com o ferro é muito popular no meio western.

 A madeira em associação ao couro é outro elemento comum em estruturas de estribos tipo “Western”.

 E o plástico é o mais recente material incorporado na fabricação de estribos conferindo leveza, durabilidade e versatilidade de formas.

 Além do material, temos as formas! E da mesma forma que alguns materiais estão mais associados ao estilo tradicional inglês de equitação, e outros ao western, várias formas de estribos, também, estão mais ligadas a um dos dois estilos com muita frequência.

 Vamos à alguns tipos encontrados mais frequentemente nas lojas e as suas prováveis e previstas funções.

  ESTRIBO COMUM – (Tipo inglês) – É o estribo padrão mais utilizado. Antigamente fabricado em ferro, hoje o metal mais comum é o aço inox e o alumínio. Sua forma mudou muito pouco com o passar dos séculos. Tem um formato oval no topo e uma pequena plataforma na base onde o pé descansa. No topo tem um “olho” por onde passa o “loro” para ser atrelado a sela. A parte de baixa pode ser coberta com material derrapante.

  viajaracavaloestribode inox

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO CURVO – (Tipo inglês e Western) – É um estribo de segurança. Tem a forma lateral em curva de “S” para facilitar a entrada e saída do pé do cavaleiro e amazona prevenindo que o mesmo não fique enganchado em caso de queda. Feito de aço inox com plataforma coberta com borracha no caso do estilo inglês, e de metal coberto com couro, no estilo western.

 viajaracavalofoot-free-irons

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO INGLÊS “PEACOCK” – É um estribo de segurança. Tem a forma tradicional do estribo comum sendo que a sua lateral externa é substituída por um elástico que se desprende de um gancho no momento da queda.

 viajaracavalopeacock-stirrups

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO ARTICULADO – Na sua lateral tem hastes flexíveis ligando o aro de metal a base trazendo muito conforto e reduzindo o impacto. Facilita também a escapada do pé em caso de queda, mas não chega a ser um estribo de segurança.

 viajaracavaloestriboarticulado

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO PARA ENDURO – São estribos mais largos na base para melhor descanso e apoio dos pés durante longas horas de cavalgadas e competição como é o caso do enduro. Normalmente, é fabricado em material resistente e leve, como alguns plásticos. Pode ter uma proteção na frente contra galhos e também para evitar que o pé deslize para frente e fique enganchado durante uma queda.

 viajaracavaloestriboenduro

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO WESTERN NA FORMA DE SINO – É o estimo western mais comum. Feito de metal, madeira ou plástico, e as vezes a combinação de diferentes metais. Com frequência tem alguma decoração na lateral.

 viajaracavalobellwesternstirrups

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO COM “TAPADEROS” –  É um estribo de segurança e proteção. É um estribo comum, mas com fechamento na frente feito tradicionalmente de couro. Atualmente, nesse fechamento pode ser utilizado outros materiais mais tecnológicos como neoprene e também plástico, como os utilizados nos estribos de enduro. Evita que o pé deslize adiante e também protege de galhos e lama.

 viajaracavalotapederostirrupsviajaracavaloestribotapadero

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO DE SALVA-VIDAS – É um estribo de segurança. Fabricado em aço inox, tem um sistema que posiciona uma alça que é acionada no momento que o pé se posiciona na queda, abrindo a tranca da plataforma de base.

 viajaracavaloestribo salva vidas inox

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO GIRATÓRIO – Tem o topo por onde passa o loro giratório facilitando o encaixe do pé em diferentes situações.

 viajaracavaloestribogiratorio

Foto: Selaria Pinheiros

 Existe uma infinidade de modelos e versões de estribos confeccionados com diferentes materiais. Os listados acima, são apenas uma amostra dos modelos mais comuns e de onde partem muitas versões e criações atuais. Basta olhar as páginas das lojas virtuais de acessórios para cavalo para perceber que seria muito árdua a tarefa de listar todos.

  Aguardem novos textos sobre o assunto! 


 Fontes:

http://jefpat.org/diagnostic/SmallFinds/Stirrups/index-stirrups.html

http://horses.about.com/od/choosingandusingtack/tp/Learn-About-Stirrups.htm

http://www.ebay.com/gds/Your-Guide-to-Buying-Stirrups-/10000000177636182/g.html 

Anterior Cachoeirinha/PE - Tradição Equestre
Próximo MInhas Compras - Estribo de Segurança

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Boas Práticas de Manejo Leia e comente!

Diferenças no Trabalho Diário com Cavalos – Europa

Temos no Brasil algumas vantagens como mais espaço e mais cavalos, mas estamos longe de alcançar o nível de cultura equestre desses países mais desenvolvidos.
Pelo menos no que se refere ao respeito e ao bem-estar equino poderíamos passar, desde já, a trabalhar para nos igualarmos ou nos aproximarmos a esses países.
Não é preciso ser mais rico. É só uma questão de consciência e de educação equestre.

Raças de Cavalos Leia e comente!

Campolina Marchador – A Raça

Campolina Marchador é uma das grandes raças brasileiras de cavalos. Grande mesmo!
E foi através do propósito de um homem que ela se tornou realidade.
Surgiu o cavalo “gigante” marchador brasileiro!

Guias e tutoriais Leia e comente!

Gastronomia & Viagens

Você se vê salivando por algum prato típico de um lugar antes mesmo de chegar lá?
Viajar a Cavalo também entra na rota culinária e desvenda os sabores locais!

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!