Tipos de Estribo

Tipos de Estribo

 

Por Jacira Omena*

 

O Estribo nasceu como uma alça de couro amarrada na sela para apoiar os pés há mais de dois mil anos. Depois evoluiu para aros de metal e propagou-se pela Ásia onde foi bastante importante na formação de exércitos montados e nas conquistas imperiais.

 O apoio e manutenção do equilíbrio durante o galope permitiu o uso de diversos tipos de armas com precisão e destreza tornando os cavalos armas de guerra e os guerreiros mais eficientes.

 Depois de vários séculos foi introduzido na Europa e também fez a diferença na expansão do Império Romano.

 

 viajaracavaloestriboexemplos1

Imagem: jefpat.org

 Nos dias atuais se apresentam em diversos materiais e algumas formas diferentes dependendo da atividade equestre envolvida, países, regiões e tradições.

 O material mais comum é o metal, com variações entre ligas de ferro, aço e mais recentemente alumínio devido a sua leveza.

 O couro usado de forma isolada ou em combinação com o ferro é muito popular no meio western.

 A madeira em associação ao couro é outro elemento comum em estruturas de estribos tipo “Western”.

 E o plástico é o mais recente material incorporado na fabricação de estribos conferindo leveza, durabilidade e versatilidade de formas.

 Além do material, temos as formas! E da mesma forma que alguns materiais estão mais associados ao estilo tradicional inglês de equitação, e outros ao western, várias formas de estribos, também, estão mais ligadas a um dos dois estilos com muita frequência.

 Vamos à alguns tipos encontrados mais frequentemente nas lojas e as suas prováveis e previstas funções.

  ESTRIBO COMUM – (Tipo inglês) – É o estribo padrão mais utilizado. Antigamente fabricado em ferro, hoje o metal mais comum é o aço inox e o alumínio. Sua forma mudou muito pouco com o passar dos séculos. Tem um formato oval no topo e uma pequena plataforma na base onde o pé descansa. No topo tem um “olho” por onde passa o “loro” para ser atrelado a sela. A parte de baixa pode ser coberta com material derrapante.

  viajaracavaloestribode inox

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO CURVO – (Tipo inglês e Western) – É um estribo de segurança. Tem a forma lateral em curva de “S” para facilitar a entrada e saída do pé do cavaleiro e amazona prevenindo que o mesmo não fique enganchado em caso de queda. Feito de aço inox com plataforma coberta com borracha no caso do estilo inglês, e de metal coberto com couro, no estilo western.

 viajaracavalofoot-free-irons

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO INGLÊS “PEACOCK” – É um estribo de segurança. Tem a forma tradicional do estribo comum sendo que a sua lateral externa é substituída por um elástico que se desprende de um gancho no momento da queda.

 viajaracavalopeacock-stirrups

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO ARTICULADO – Na sua lateral tem hastes flexíveis ligando o aro de metal a base trazendo muito conforto e reduzindo o impacto. Facilita também a escapada do pé em caso de queda, mas não chega a ser um estribo de segurança.

 viajaracavaloestriboarticulado

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO PARA ENDURO – São estribos mais largos na base para melhor descanso e apoio dos pés durante longas horas de cavalgadas e competição como é o caso do enduro. Normalmente, é fabricado em material resistente e leve, como alguns plásticos. Pode ter uma proteção na frente contra galhos e também para evitar que o pé deslize para frente e fique enganchado durante uma queda.

 viajaracavaloestriboenduro

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO WESTERN NA FORMA DE SINO – É o estimo western mais comum. Feito de metal, madeira ou plástico, e as vezes a combinação de diferentes metais. Com frequência tem alguma decoração na lateral.

 viajaracavalobellwesternstirrups

Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO COM “TAPADEROS” –  É um estribo de segurança e proteção. É um estribo comum, mas com fechamento na frente feito tradicionalmente de couro. Atualmente, nesse fechamento pode ser utilizado outros materiais mais tecnológicos como neoprene e também plástico, como os utilizados nos estribos de enduro. Evita que o pé deslize adiante e também protege de galhos e lama.

 viajaracavalotapederostirrupsviajaracavaloestribotapadero

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO DE SALVA-VIDAS – É um estribo de segurança. Fabricado em aço inox, tem um sistema que posiciona uma alça que é acionada no momento que o pé se posiciona na queda, abrindo a tranca da plataforma de base.

 viajaracavaloestribo salva vidas inox

 Foto: Horses.about.com

 ESTRIBO GIRATÓRIO – Tem o topo por onde passa o loro giratório facilitando o encaixe do pé em diferentes situações.

 viajaracavaloestribogiratorio

Foto: Selaria Pinheiros

 Existe uma infinidade de modelos e versões de estribos confeccionados com diferentes materiais. Os listados acima, são apenas uma amostra dos modelos mais comuns e de onde partem muitas versões e criações atuais. Basta olhar as páginas das lojas virtuais de acessórios para cavalo para perceber que seria muito árdua a tarefa de listar todos.

  Aguardem novos textos sobre o assunto! 


 Fontes:

http://jefpat.org/diagnostic/SmallFinds/Stirrups/index-stirrups.html

http://horses.about.com/od/choosingandusingtack/tp/Learn-About-Stirrups.htm

http://www.ebay.com/gds/Your-Guide-to-Buying-Stirrups-/10000000177636182/g.html 

Anterior Cachoeirinha/PE - Tradição Equestre
Próximo MInhas Compras - Estribo de Segurança

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 193 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Textos Editoriais Leia e comente!

O Cavaleiro e a ferradura – Curiosidades do Santuário de N.S Aparecida

A história do cavaleiro prepotente que zombou da fé dos romeiros de N.S. Aparecida

Cavaleiros & Amazonas Leia e comente!

Cavalgar – Com que roupa eu vou?

A verdade é que, de acordo com a atividade praticada e as influências culturais de cada região ou país, as vestimentas usadas para quem lida com cavalos, seja no trabalho, esportes ou em cavalgadas, tem algumas peculiaridades que reforçam uma tradição que vem de longe.

Guias e tutoriais Leia e comente!

Dia de São Jorge – 23 de abril

Hoje é dia de homenagear São Jorge (275-303), o santo guerreiro que é representado montado em seu cavalo branco e que debaixo das patas de seu fiel ginete esmaga o dragão, significando a vitória contra o inimigo.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!