Viajar a Cavalo – Cambará do Sul

Viajar a Cavalo – Cambará do Sul

Foto: Jacira Omena*

 

Por Jacira Omena*

 

Cambará do Sul juntamente com São José dos Ausentes brilham como destino turístico na região dos Campos de Cima na região da Serra Gaúcha.

 O município está localizado na região dos Aparados da Serra onde fica o Parque Nacional de mesmo nome, e mundialmente conhecida por abrigar os cânions Itambezinho e Fortaleza.

 Não é pouca coisa não!

 Além dos muito conhecidos cânions Itambezinho e Fortaleza, uma quantidade enorme de outros cânions estão distribuídos entre Ubirici-SC e Cambará do Sul-RS. 

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

Os Aparados da serra têm a maior parte da Mata Atlântica preservada do Brasil e o maior número de vertentes de águas cristalinas do país, como também as menores temperaturas registradas.

viajaracavaloaparados4

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

 Mas, ainda tem muito mais atrações nessa região recheada de atrativos naturais e história. 

A colonização e desenho dessa região está profundamente associada a rota comercial dos tropeiros com o transporte de mercadorias entre o extremo sul, sudeste e outras regiões do Brasil.

 Foram esses pioneiros que desbravavam as montanhas criando trilhas para o deslocamento das tropas de transporte de mercadorias que provavelmente deram o nome a essa região de Aparados da Serra. Observavam as suas fendas cortando a montanha como em golpes de facas – Como aparada a faca – Por isso, Aparados da Serra.

 Além dos Aparados, toda região é pontilhada por concentrações de araucárias, bosques de pinheiro-bravo, aroeira e carvalho, entremeadas de formação de campos de pasto para o rebanho de bovino e ovinos da região. 

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

Todos os atrativos naturais somam-se as tradições das fazendas gaúchas com a forte culinária tropeira.

Anterior O Uso de Chicote e Esporas
Próximo Sou iniciante em equitação. Posso Viajar a Cavalo?

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Pantanal – Ao sabor das águas

A vida no Pantanal acontece em torno do movimento das águas. As atividades do homem pantaneiro e o ciclo de vida dos animais obedecem a mesma lógica. Viajar a Cavalo nesse ambiente é se integrar a esse movimento.

Sua História é a sua Viagem Leia e comente!

Leonardo Letra e o Caminho dos Diamantes

Leonardo Letra tinha nas mãos tudo o que precisava. Um belíssimo animal, Campolina Marchador, e um projeto literário a ser realizado no Caminho do Diamante.

Christmas Riding in Rajasthan

Rajasthan … assim que eu vi este destino há alguns anos o catálogo, eu fiquei ansiosa para ter a combinação perfeita com as minhas datas de férias e, este foi ” o” ano para o passeio de Natal em Shekawati .

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!