Viajar a Cavalo – Muito além da Estrada Real

Pelos Caminhos da Estrada Real

Por Jacira Omena*

É raro eu iniciar uma viagem no seu momento de partida. Com frequência, ela começa alguns dias ou anos atrás.

Com a mais recente – Cavalgada pela Estrada Real – na região sul de Minas Gerais não foi diferente.

Normalmente, alguma coisa no roteiro da viagem me desperta a vontade. As vezes o nome, outras vezes é o destino, pode ser o cavalo, a cultura, e algumas vezes, a oportunidade.

Já havia programado essa viagem antes, há um ano, e por diferentes razões, ela não aconteceu. E posso dizer que talvez tenha sido melhor, pois de tantas coisas que podem me marcar em uma viagem, dessa vez, foram as pessoas que fizeram a diferença.

Foto: Nilene Graciano

Foto: Nilene Graciano

Pessoas diversas e de tantas origens e matizes se encaixaram para contar em minha memória uma espetacular história de viagem a cavalo. Não por ter sido perfeita em todas as suas quinas, ou exemplar como num manual, mas por ter sido real, cheias de emoções, temperamentos e sabores.

Fui com amigas, e lá, creio que fiz mais algumas amizades. Amizades da vida a fora, que muitas vezes apenas habitam entre quatro patas e entre orelhas, mas não menos verdadeiras e efetivas.

Foto: Nilene Graciano

Foto: Nilene Graciano

Juntas no carro a caminho da fazenda em meio a muitas risadas segui junta com Joselice e Verena, conhecidas de viagens, e hoje parte do meu seleto grupo de amigas. Sofrida jornada do Jorge que dirigia o carro ao destino.

Depois de curvas em desalinho, e algumas horas que abriram o apetite,
encontramos na varanda da Casa Grande da Fazenda Roseta a Nilene. Ela e seu cabelo ruivo foram onipresentes em todos os momentos da nossa viagem, e muito devido a isso, e outras vezes não, foi alvo de um certo bullying da minha parte. Mil perdões Nilene!

Não era necessário nenhum aditivo para abrir o meu apetite, já que a comida da Luciana e da Vanderléa não precisa disso não! Nos dias que se seguiram fui presenteada por umas matulas com delícias mineiras como o feijão tropeiro e a canjiquinha que eram de comer de joelhos. E melhor não falar do doce de goiabada cascão e do queijo frescal!

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

No final do dia antes da nossa viagem, chega a nossa mais nova integrante do grupo, Maria Cecília, que se tornou durante os dias seguintes numa viajante inveterada de viagem a cavalo, já que sobreviveu não só a trilha, mas as tantas brincadeiras do acordar ao anoitecer.

Foto: Joselice Valiatti

Foto: Joselice Valiatti

E dada a partida na viagem, o Sul de Minas fez jus a sua fama.

Foto: Jacira Omena

Foto: Jacira Omena

As paisagens por nós atravessadas foram impregnando nossos olhos ao mesmo tempo que as pessoas que encontramos foram preenchendo os nossos corações.

O que dizer do João e do Márcio, nossos mais frequentes companheiros? Das pessoas dos pousos e das pousadas como o Gilson e a Josi da Fazenda Ventura, a Jucilene da Pousada do Flávio, e Dona Izabel da Pousada Pouso do Barão, em Cruzília? Do seu Santinho e esposa da Selaria Guiricema e do pessoal do Museu do Marchador?

viajar a cavalo estrada real (16)

Foto: Nilene Graciano

Foto: Nilene Graciano

Foto: Nilene Graciano

Sim, as pessoas, nessa viagem, foram maiores que o passado histórico e cultural da Estrada Real, das cidades de Cruzília – Berço do Mangalarga Marchador, Baependi, do Santuário de Inhá Chica, e das águas de Caxambu.

Fotos: Jacira Omena

Fotos: Jacira Omena

Fotos: Jacira Omena

Fotos: Jacira Omena

E por que isso não me surpreende?

Foto: Nilene Graciano

Foto: Nilene Graciano

Aguardem a Galeria de fotos dessa viagem!

Anterior São Jorge - Suas Lendas, Orações e Canções
Próximo Manga-Larga Marchador do Brasil - O Livro

Sobre o Autor

Jacira Omena
Jacira Omena 199 posts

Viajante e Escritora - Escreveu o Livro - Viajar a Cavalo:Um Guia Passo a Passo. "Viajo pelo mundo a cavalo sempre a procura de algo novo e surpreendente, e com grande frequência sou bem-sucedida nessa busca!

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Country Mar – O Caminho e o Destino

Country Mar tem como ponto de partida a cidade de Maceió. Mas, é no pouco explorado território do litoral sul de Alagoas que iremos cavalgar entre dunas, galopar pelas praias quase desertas e nos banhar na Foz do Velho Chico. Mundo original de Viajar a Cavalo! Entre quatro patas!

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Um cenário idílico onde “o sol nasce e se põe no mar”

A experiência de cavalgar, por cerca de 13 Km, pelas praias desertas da lagoa é um dos pontos fortes desse roteiro, em que o viajante vai se deparar com um pôr do sol de rara beleza, banhando a paisagem com cores douradas que se refletem nas águas do mar

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Viajar a Cavalo – Cambará do Sul

Cambará do Sul/RS está na Serra Gaúcha e região dos Aparados da Serra e junto com São José dos Ausentes dividem as atenções e admiração de todos quando o assunto é turismo ecológico e principalmente cavalgadas.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!