Viajar a Cavalo é a minha Paixão – Jacira Omena
Viajar é a minha Paixão
Há alguns anos atrás fui convidada a participar de um projeto de um livro que trataria da paixão por cavalgar. A ideia era trazer a tona os sentimentos que diversas pessoas têm em torno do cavalo e do prazer em cavalgar.
A paixão por cavalgar levou muitas dessas pessoas a viajar para diversos destinos no Brasil e no mundo, e outras se envolveram em outros projetos onde levaram essa paixão ao extremo.
Foi com muito prazer que desenvolvi a narrativa e o perfil dos participantes desse livro, e ter podido ter contato com sentimentos tão preciosos, foi para mim uma honra.
Eu, através da minha paixão por viajar a cavalo, também fiz parte desse livro. E trouxe do fundo do meu coração e das minhas memórias mais prazerosas os sentimentos que relatei sobre mim mesma em algumas páginas do livro Cavalgar, Nossa Paixão, que tem a minha pessoa como uma das autoras.
Vejam porque Viajar a Cavalo é a Paixão de Jacira Omena!
Lembranças de Infância
Alma de viajante no lombo do cavalo
Considera-se antes de tudo uma viajante, as viagens são muitas e de todos os tipos. Mas, nos últimos anos na proporção entre elas, quem sai ganhando mesmo são as feitas a cavalo. Diz – apesar dos meus 53 anos, a minha vontade de continuar a explorar a natureza e lugares a esmo continua a mesma de criança.
A minha curiosidade pelo mundo original e autêntico mantém o desejo de conhecer novos lugares, culturas e povos. Esses lugares são únicos, cada vez mais escassos e na maioria das vezes de difícil acesso.
O cavalo permite que eu alcance esses lugares de uma forma orgânica, sem intrusão e num ritmo que me oferece a oportunidade de degustar e sentir cada momento como a câmera lenta de um filme do cinema mudo.
Companheirismo e Gratidão pelo Cavalo
Nenhum veículo é vivo como o cavalo. E na condição dele de ator principal e, eu como coadjuvante, deixo-o me levar por trilhas diversas e participo simultânea e harmonicamente de cada movimento durante esse deslocamento. É junto com ele que avisto paisagens incríveis, participo de situações inusitadas e invejáveis e, convivo durante o dia e todos os dias de uma viagem. E ao final dela, estamos, eu e ele, administrando forças e lidando com o cansaço de mais uma jornada conquistada.
Da minha parte, a cada viagem realizada, o sentimento de conquista e gratidão. De conquista por ter ultrapassado mais uma vez os meus limites e de ter conseguido. E de gratidão por ter o privilégio de usufruir tamanha sensação.
Inúmeros destinos sobre quatro patas
Acabou de fazer o Caminho Francês de Santiago de Compostela – 600 km – Mas, considera a “Grand Travessé”, viagem que cruza os andes entre a Argentina e Chile, na Patagônia, na altura de Bariloche, a viagem de sua vida. E uma das mais marcantes e desafiadoras, a feita no Equador, entre Alegria e Los Baños, entre os vulcões e altitudes de mais de quatro mil metros.
Viajar a Cavalo é para todos!
E para aqueles que ainda não fizeram uma viagem desse tipo, esclarece – viajar a cavalo é para todos. Informe-se e comece devagar. E cuidado – Vicia e a cura é de difícil tratamento.
Viajar a Cavalo é a Paixão de Mozart Brandão
Jacira Omena é co editora, co autora e co redatora do livro – Cavalgar, Nossa Paixão, e uma das 33 personagens que fazem parte do livro.
Sobre o Autor
*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.
Você também pode gostar de
Clarice e os Cavalos
Abro este relato como se estivesse mesmo cavalgando em meio às obras da escritora Clarice Lispector (1920-1977), povoada de seres animais – não humanos – que interage metaforicamente, nas reflexões, sensações, diálogos e por meio do simbolismo com grande parte de seus personagens.
Country Mar – O Caminho e o Destino
Country Mar tem como ponto de partida a cidade de Maceió. Mas, é no pouco explorado território do litoral sul de Alagoas que iremos cavalgar entre dunas, galopar pelas praias quase desertas e nos banhar na Foz do Velho Chico. Mundo original de Viajar a Cavalo! Entre quatro patas!
O “Horsemanship” é um caminho para bem-estar animal
Cresce em todos os países, no chamado mundo do Cavalo, uma preocupação com mudanças de técnicas de manejo, de práticas na escolarização de potros, de atitudes no trabalho montado, que reduzam ou eliminem dor e sofrimento dos cavalos na sua relação conosco
Leia e comente!
Nenhum Comentário ainda
Você pode ser o primeiro a comentar esse post!