Wyoming – Terra dos Cavalos Mustang

Wyoming – Terra dos Cavalos Mustang

Por Vanessa Omena*

 

O Estado do Wyoming abraça suas raízes e o lema “Para sempre Velho Oeste” está à altura em tudo. Com seus 11.000 ranchos e fazendas em todo o estado, cordial hospitalidade, festivais de rodeio e danças indígenas, fazem com que a diversão e o espírito do Oeste estejam sempre presentes.

A raça de cavalos Mustang são atração na região. Eles são sobreviventes de tropas que cresceram em estado selvagem, o que os torna muito intuitivos e sensíveis. Os índios que viviam no continente Americano antes da chegada dos Europeus, não conheciam o cavalo e primeiro ainda tiveram medo deles, mas depois compreenderam que eles podiam ser um elemento decisivo, para caçar ou para a guerra.

De origem Europeia os Mustang descendem dos cavalos Espanhóis levados à América pelos conquistadores. Esta é a última espécie de cavalos selvagens do continente Americano, e por isso estes cavalos estão protegidos pela lei de estado. Maltratar ou matar um Mustang constitui uma infracção federal nos EUA.

Cavalos Mustang

Características: O Mustang é pequeno e vigoroso. De pescoço curto e cabeça também pequena, tem os olhos bastante expressivos. Os seus membros são rijos. Mede entre 135cm e 155cm. Cavalo rápido e forte, o Mustang é capaz de sobreviver em regiões áridas e montanhosas, onde se alimenta apenas com plantas com textura áspera. É um animal que bebe pouco e que se dá bem com tempos quentes e secos como muito frio.

Curiosidades: O nome Mustang vem de uma antiga palavra espanhola que significava “sem dono” ou “vagabundo”. Os Mustang vivem em manadas de catorze, por vezes mais. Cada manada consiste em éguas e potros, assim como jovens machos com menos de dois anos. Apenas um cavalo dirige o grupo. Este é o que manda. Ele fica sempre de vigia, para que não haja predadores que ataquem os potros (coiotes, pumas, etc.), protegendo assim a manada. Esta é uma forma de segurança eficaz, com que faz com que ele mantenha sempre o domínio.

 


Fonte:

http://www.oscavalos.com/c-cavalos-mustang.html

 
Anterior Wyoming: Bem-Vindos ao Velho Oeste!
Próximo O lado bom de viajar sozinha.

Sobre o Autor

Vanessa Omena
Vanessa Omena 22 posts

Jornalista e escritora

*O conteúdo dessa matéria é de inteira responsabilidade do seu autor, não tendo a Viajar a Cavalo qualquer responsabilidade sobre o teor dessas informações.

Você também pode gostar de

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Aparados da Serra – Destino Inesquecível

Canyons e escarpas, cachoeiras, rios, bosques centenários de araucária e pinho, vales e montanhas sem fim.

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Leonardo Letra e o Caminho dos Diamantes

Leonardo Letra tinha nas mãos tudo o que precisava. Um belíssimo animal, Campolina Marchador, e um projeto literário a ser realizado no Caminho do Diamante.

Viagem a Cavalo Leia e comente!

Santiago de Compostela a Cavalo – Entrevista Cynthia Botelho

Hoje tenho o prazer de entrevistar Cynthia, e descobrir quais as motivações que a levaram tomar essa decisão de viajar a cavalo pelo Caminho de Santiago. Cynthia reside na capital do estado de Goiás, vai fazer a cavalo os 160 quilômetros finais do Caminho, e tem um história muito interessante para contar.

Leia e comente!

Nenhum Comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar esse post!