Que calça usar?
A calça clássica de prática de equitação, o tão europeu culote, tem origem num país muito distante daquele continente, mas com uma estreita relação histórica. Conhecido também como JODHPURS e BREECHES, o culote da forma como se conhece surgiu na Índia.
A calça clássica de prática de equitação, o tão europeu culote, tem origem num país muito distante daquele continente, mas com uma estreita relação histórica. Conhecido também como JODHPURS e BREECHES, o culote da forma como se conhece surgiu na Índia.
Em Jodhpurs, no Rajastão, a realeza jogava polo vestida com uma calça folgada na parte de cima que se estreitava a partir dos joelhos (similar a uma bombacha). Polo é um esporte originário dessa região e ainda bastante praticado.
Visitei essa parte da India em 2014 numa viagem a cavalo. Em cada museu, forte e muitas vezes casarões antigos que visitei durante o meu roteiro, pude ver em muitas gravuras, fotos e representações artísticas a figura dos antigos indianos trajados com suas vestes de cavalgadas, muitas vezes em situações de guerra, ao lado dos maravilhosos cavalos Marwari.
Mesmo atualmente, as vestes que os cavaleiros indianos usam para cavalgar são muito próximas daquelas utilizadas por seus antepassados
Quando a Índia foi invadida e colonizada pelos ingleses, eles passaram a praticar o mesmo tipo de esporte e a utilizar a mesma vestimenta.
Naquela época ela ainda não era conhecida por esse nome – JODHPURS.
E como surgiu essa denominação, então?
Já havia lido em algum lugar, mas escutei pessoalmente a história da boca de um guia de um palácio antigo dos Marajás durante a minha visita a índia.
Vamos lá – Contam que na Índia já colonizada pelos ingleses existiu um príncipe que era um ás na prática de Polo, e fazia parte do time oficial da Índia que disputava e ganhava frequentemente os torneios de Polo contra os europeus e principalmente os ingleses. Em uma visita a Inglaterra, foi convidado inesperadamente a participar de um torneio que estava ocorrendo lá naquela ocasião. Não havia levado seus trajes. Os anfitriões providenciarão para que ele fosse levado a um alfaiate para que pudesse confeccionar suas vestes a tempo de participar do evento. O príncipe explicou ao alfaiate de que jeito ele deveria fazer sua calça de montaria. O homem nunca havia feito nada igual. Rabisco para lá e para cá, na tentativa de ficar o mais próximo do original possível. No final, o alfaiate perguntou o nome do indiano para que ele pudesse colocar nos croquis, escutou abismado o príncipe falar seu nome, longo e quase impronunciável. Apenas, conseguiu pegar o final, quando ele disse de Jodhpurs, a cidade de sua origem. Então, escreveu no papel para identificar o dono da encomenda – Jodhpurs.
O príncipe participou do torneio, e causou sensação, não só por seu desempenho, mas também pela roupa que estava usando. Principalmente, pelas calças. Correu de boca em boca a informação que haviam sido feitas por um alfaiate inglês. Logo, inúmeras encomendas foram feitas, e todos olhavam os croquis e diziam para o alfaiate – eu quero essa Jodhpurs.
Ao longo dos anos, ocorreram modificações tanto na modelagem quanto no tecido utilizado. As calças tornaram-se mais justas como um todo e o tecido utilizado tem maior flexibilidade (Lycra® ou Spandex®) e resistência.
No final, a idéia é a mesma: permitir que o cavaleiro e amazona montem o seu cavalo de forma confortável e segura.
Para a equitação clássica e as competições são usados culotes de cores claras como bege e branco. Mas para a prática de equitação, fora dessas esferas, são fabricadas numa grande variedade de estilos e cores.
Atenção às cores muito claras para o uso em trilhas. Ficam sujas e manchadas muito rapidamente por poeira e lama. Mas, por outro lado, não esquentam tanto em climas mais quentes.
No caso de compras no exterior, ou através de lojas virtuais internacionais, deve-se ficar atento para a diferença entre JODHPUR E BREECHES – são iguais e apenas se diferenciam no seu comprimento final ao longo da perna.
A primeira, Jodhpurs, acaba na altura do tornozelo e a segunda, Breeches, no meio da perna ou logo após o joelho.
Com a Jodhpur pode-se utilizar botas de cano curto ou longo, como preferir. Mas com as Breeches se utiliza apenas botas de cano longo.
Na Europa o uso dessas indumentárias é disseminado tanto para mulheres como para homens. Já nos EUA o mais frequente é o uso de calças jeans e de tecidos similares, principalmente pelos homens.
Na América Latina, ocorre da mesma forma que nos EUA, à exceção em algumas regiões mais ao sul do continente, como Chile, Argentina, Uruguai e no Sul do Brasil, onde se utiliza variações da bombacha.
Neste âmbito, não existe obrigatoriedade quanto a um tipo ou outro de vestimenta.
Existe recomendação por uma roupa cômoda e resistente que propicie conforto e segurança durante o deslocamento do trajeto. Sugere-se não usar calças com muitos recortes e costuras que podem machucar a pele, bem como evitar alças e reatas que possam ficar presas em algum artefato, galhos ou arbustos.
De resto, cada um encontra a sua forma e estilo!
LEIA TAMBÉM
Capacetes: Evolução em Segurança e Conforto na Equitação
Os Capacetes são fabricados em diferentes materiais e cores, mas variam muito pouco dentro de um mesmo formato. Os materiais tecnológicos e a colaboração entre as associações de turismo equestre, institutos de padronização e fabricantes transformou o capacete para cavalgar em algo mais anatômico, menos pesado, mais ventilado, mais confortável e mais seguro também.
LEIA.MAIS